Jean-Jacques Rousseau, um dos expoentes teóricos para a pedagogia contemporânea, propôs alguns modelos educativos para formação do homem, defendendo alguns princípios que focalizam: I. A infância como idade autônoma e dotada de características específicas. II. A importância da liberdade e atividades práticas no desenvolvimento educacional da criança. III. A valorização do princípio de autoridade nas relações educacionais. IV. A importância da educação literária e erudita que prioriza a educação natural da criança e tem o adulto com o modelo. V. A atenção à formação autônoma do sujeito, como base da sociedade democrática. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas: Escolha uma: a. I, II, III e V b. II, III e IV c. I, III e IV d. I, II e V
Respostas
I. A infância como idade autônoma e dotada de características específicas.
Correto. Para Rousseau a Infência tinha características específicas e por isso mesmo é considerada idade autônoma, isto é, desvinculada da necessidade de ser entendida como gradualidade da vida adulta.
II. A importância da liberdade e atividades práticas no desenvolvimento educacional da criança.
Correto. Para Rousseau era importante que as crianças tivessem contato com práticas educacionais especializadas.
III. A valorização do princípio de autoridade nas relações educacionais.
Falso. Ele entendia que a autoridade não era benéfica quando em excesso.
IV. A importância da educação literária e erudita que prioriza a educação natural da criança e tem o adulto com o modelo.
Falso. Ao diferenciar a criança do adulto, Rousseau também está criticando essa postura de forçar as similitudes entre os dois grupos etários.
V. A atenção à formação autônoma do sujeito, como base da sociedade democrática.
Correto. Rousseau entendia que os sujeitos deveriam ser formados com base num modelo de valorização da liberdade.