Respostas
Estados Unidos
Avanços tecnológicos e o aumento na produção de minério de ferro e de carvão resultaram no crescimento industrial dos Estados Unidos. Neste país, ocorreu também um crescimento populacional significativo que resultou em uma maior mão de obra disponível para trabalhar nas indústrias. No final do século XIX, os Estados Unidos haviam se tornado, junto com a Grã-Bretanha e a Alemanha, um líder industrial mundial.
Japão
O processo de industrialização no Japão iniciou-se em 1868 com a restauração do império. O governo passou a investir em educação, infraestrutura e indústria. O governo focava seus esforços em educação para que o país adquirisse uma mão de obra qualificada.
Grã-Bretanha
Diversos fatores contribuíram para o crescimento industrial britânico que resultou na Revolução Industrial. Em primeiro lugar, a Grã-Bretanha possuía muita mão de obra disponível, devido a um aumento na taxa de natalidade e a um êxodo rural, e incluía muitos trabalhadores habilidosos. Em segundo lugar, a Grã-Bretanha era rica em recursos naturais, especialmente em carvão e ferro. A Grã-Bretanha importava de suas colônias outros recursos naturais, principalmente o algodão, para serem usados na sua indústria têxtil. Os britânicos também tinham capital - dinheiro e bens - disponível para ser investido em suas novas indústrias. Somado a tudo isso, a Grã-Bretanha possuía muitos empreendedores que construíam novas fábricas e que estavam constantemente à procura de novos mercados e de maneiras mais eficientes de produzir bens.
;)