Respostas
As consequências do cyber-bullying são muitas, e algumas podem afectar muito a pessoa, psicologicamente, podendo em alguns casos ter consequências muito graves.
Nesta parte do blog vamos enumerar algumas:
- Falta de atenção nas aulas em alguns casos.
-Medo dos conteúdos da Internet e do computador.
-Em alguns países já houveram casos de suicídio devido ao cyberbullying.
-Vergonha se si próprio.
-Depressão
-etc.
Mas o cyber-bullying também pode ter boas consequências:
-As pessoas que tiveram amigos ou familiares que já tivessem sido vitima de cyber-bullying, ou mesmo essas pessoas começariam a ter mais cuidado e prestar atenção ao cyber-bullying e divulgá-lo a outras pessoas.
Curiosidade:
Kids Help Phone realizou 3000 inquéritos a adolescentes entre os 13 (treze) e os 15 (quinze) anos, tendo chegado às seguintes conclusões:
- Mais de 70% dos 3000 jovens já foram vítimas de cyber-bullying.
- 44% destes 70% já foi vítima de cyber-bullying mais de uma vez.
Se o crime for praticado por meio de comunicação (prática conhecida como cyberbullying), a pena será aumentada em dois terços. Se a vítima for deficiente físico ou mental, menor de 12 anos, ou se o crime ocorrer explicitando preconceito de raça, etnia, cor, religião, procedência, gênero, idade, orientação sexual ou aparência física, a pena será aplicada em dobro.
Se do crime de intimidação vexatória resultar lesão corporal ou sequela psicológica grave de natureza temporária, a pena será de reclusão de 1 a 5 anos. Se a lesão for de natureza permanente, a pena aumentará para reclusão de 2 a 8 anos. Já se a intimidação resultar em morte, a pena será de reclusão de 4 a 12 anos.
Em qualquer caso, o juiz poderá deixar de aplicar a pena se a própria vítima do bullying tiver provocado a intimidação, de forma reprovável.