“O termo é uma versão em português da expressão intrapreneur, que significa empreendedor interno, ou seja, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III. Esta prática tem se tornado cada vez mais comum dentro das empresas e instituições, pois permite que os profissionais possam analisar cenários, criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades e alternativas para que a organização tenha sempre um melhor funcionamento. Além deste benefício para o bom andamento das empresas, a prática do intraempreendedorismo também é muito positiva para os colaboradores. Profissionais com este perfil são sempre mais valorizados pelas organizações, justamente por agregarem valor ao trabalho executado. Este modelo de colaborador é chamado de intraempreendedor”.
Respostas
Ciao, amigo(a)!
Em resumo, podemos definir o Intraempreendedorismo como um fenômeno em que o colaborador se predispõe a empreender dentro da própria organização que ele trabalha. Nesta lógica, o trabalhador gera ideias que contribuem para a melhoraria dos produtos e/ou processos internos da organização.
Nas empresas, as pessoas (capital humano) são o ativo mais importante para as organizações. Como consequência deste fato, as organizações devem investir mais recursos (tempo e dinheiro) na Gestão do Conhecimento.
Gabarito:
"a) Se trata de uma modalidade do empreendedorismo ao qual os funcionários têm capacidade de atuarem como os donos do negócio, pois ajudam, sobretudo, na criatividade e na inovação necessárias, mesmo que de forma indireta".
Até breve!