• Matéria: Sociologia
  • Autor: milensantosmar8468
  • Perguntado 7 anos atrás

2) Os estudos diacrônicos apontam para a necessidade dos estudos históricos, para que haja compreensão da realidade social, pois a realidade é pensada como o resultado de um processo em curso. Já os estudos sincrônicos estão ligados à compreensão do fenômeno social sem levar em conta o desenvolvimento histórico. Estes estudos decorrem da compreensão de como as estruturas sociais se articulam em um dado momento para a manutenção do todo, independente do processo histórico. Um tipo de pesquisa sincrônica foi aquela elaborada por Durkheim, uma vez que:

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Olá!

Você esqueceu as alternativas.

Alternativas:

a)

O objeto de estudo elaborado por Durkheim possui existência própria, assim sendo, pertence ao conjunto social e está relacionado à existência de um indivíduo que interage com o todo de modo a interferir na realidade social.

b)

O fato social, analisado por Durkheim, é geral em toda a extensão de uma sociedade, o que validaria a primeira condição, pois uma vez que os fatos sociais ocorrem de maneira ampla em uma dada sociedade, se comprova a afirmação de que sua existência pertence ao corpo social e não está atrelada à existência de um único indivíduo

c)

Todo fato social exerce uma coerção interior sobre os indivíduos, sendo assim, as instituições sociais possuem um papel em conseguir infringir ao indivíduo uma determinada força que tenta obrigar o indivíduo a agir de determinada maneira.

d)

Para Durkheim o objeto da sociologia é a ação social, caracterizada como sendo toda a maneira de agir que possui três pontos-chave, a saber: a interioridade, a exterioridade e a coercitividade

e)

O interacionismo simbólico elaborado por Durkheim contribui para penarmos historicamente, assim sendo, todo fato social deve ser pesquisado a partir de estudos sincrônicos para que se observem a coerção e a exterioridade do fenômeno.


Agora podemos responder corretamente.


A alternativa B está correta.

Bem, Durkheim buscou analisar o indivíduo e a sociedade em que ele vive, por isso, ele desenvolveu o fato social, assim como os estudos acerca da coercitividade, que ocorre conosco a partir dos veículos de organização social, como a instituição escolar, a política, as empresas que trabalhamos etc.

Além disso, Durkheim orienta que esse tipo de configuração está para a solidariedade orgânica, presente nas sociedades complexas, modernas, enquanto a solidariedade mecânica pertence aos grupos primitivos.

Até mais!

Perguntas similares