Quando você anda numa roda gigante com velocidade constante quais são as orientações de sua aceleração ar da força normal N exercida sobre você pelo assento da cadeira que se mantém sempre na vertical quando você passa :
a) pelo ponto mais alto da trajetória;pelo ponto mais baixo
Respostas
Olá! Espero ajudar!
Em uma roda gigante girando com velocidade constante, nós temos um movimento circular uniforme sendo desempenhado. Desse modo, podemos dizer que a aceleração tangencial ao movimento será igual à zero. Como o movimento é circular temos a ação de uma aceleração centrípeta, responsável por alterar a direção do vetor velocidade.
Estando sobre o assento dessa roda gigante, a força normal (N) do assento sobre mim será sempre vertical apontando para cima, pois o assento é mantido na vertical.
A aceleração centrípeta apontará sempre para o centro do movimento. No ponto mais baixo ela será vertical para cima e no ponto mais alto da trajetória ela será vertical para baixo.
A= a aponta para o centro da roda-gigante,seja,para baixo,e N para cima. B= a aponta para o centro da roda-gigante, isto é,para cima,e N aponta também para cima...Bons estudos