Al-Qaeda e Talibã são nomes que ganharam notoriedade nos tempos atuais em face de ações que protagonizam em diversas regiões do mundo e são comumente identificados como Origem: UNB
Respostas
Olá,
Completando o enunciado: a) grupos radicais paquistaneses que apelam à violência em protesto contra a presença militar norte-americana em seu país.
b) organizações xiitas que defendem a expansão islâmica, sustentada pela crença no poderio da persuasão religiosa.
c) grupos extremistas islâmicos que, a partir de bases estabelecidas em vários países, praticam atos terroristas.
d) instituições de fundo religioso que pregam, por meios distintos, a aproximação entre as civilizações do Oriente e do Ocidente.
e) organizações surgidas no Iraque sob o comando de Saddam Hussein e que, banidas da Ásia, refugiam-se em países europeus e na América do Norte.
RESPOSTA:
Podemos caracterizar os grupos Al-Qaeda e Talibã como de caráter terrorista, pois estes praticaram diversos atentados em várias partes do mundo, dando destaque à Al-Qaeda que foi o grupo terrorista responsável pelo ataque às torres gêmeas no famoso 7 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Esses grupos ocupam territórios em vários países do Oriente Médio, encontrando apoio de parte da população, refugiando-se e continuam a praticar seus atos terroristas, principalmente o Talibã, que ainda resiste no Afeganistão.
Letra C.
Abraços!
Resposta:
c) grupos extremistas islâmicos que, a partir de bases estabelecidas em vários países, praticam atos terroristas.
Explicação:
O grupo Al-Qaeda tem como fundador Osama bin Laden e pratica atos extremistas com o objetivo de fortalecer a causa islâmica contra o imperialismo, principalmente, estadunidense. Já o Talibã é um grupo, também radical, que tem suas bases no Afeganistão, atuando na região.