O professor de Matemática pediu para os alunos lançarem 3 moedas simultaneamente e representarem o experimento conforme o esquema a seguir:
ver anexo, por favor
Analisando o resultado do experimento, associe a probabilidade de ocorrer:
12,5% Resposta 1
37,5% Resposta 2
87,5% Resposta 3
25% Resposta 4
Respostas
Como o lançamento de uma moeda é um evento independente (o resultado de uma não interfere no resultado da outra), podemos utilizar a probabilidade simples.
Ao lançar três moedas, temos 8 possibilidades, então o espaço amostral é 8. Agora temos que identificar os eventos, no caso do exercício, ele diz que são:
a) Pelo menos 1 cara
b) Apenas 2 caras
c) 3 caras
d) 3 caras ou 3 coroas
a) Para sair pelo menos uma cara, todas as possibilidades são consideradas, exceto a que sai 3 coroas, então, das 8, temos 7 que representam este evento, portanto sua probabilidade é de 7/8 = 87,5%.
b) Ao sair apenas duas caras, temos que descartar a combinação de 3 caras. Se contarmos o número de combinações que temos duas caras, encontraremos 3, então a probabilidade é 3/8 = 37,5%.
c) Temos apenas uma possibilidade de ter 3 caras, então a probabilidade é 1/8 = 12,5%.
d) Atente-se a palavra OU, que implica a soma das probabilidades, ou seja, a probabilidade de sair 3 caras é 1/8, como já vimos e de sair 3 coroas também é 1/8. Pelo uso do OU, podemos somar as probabilidades, ou seja, 2/8 = 25%.