Leia o texto jornalístico. A máquina dos prevenidos Nos Estados Unidos, na Austrália e nos países da Europa, onde a maioria das pessoas tem a pele muito clara, os aparelhos portáteis para medir a incidência de raios ultravioleta já são usados por muita gente, preso à sacola de praia, ao cinto ou usado como um relógio de pulso. Primeiro, o usuário digita no aparelho qual seu tipo de pele e, quando na praia ou na piscina, o fator de proteção do filtro solar que está usando. O aparelho analisa, minuto a minuto, os raios solares que incidem no local onde a pessoa se encontra. Cruzando essas informações, ele emite um alarme de advertência sempre que a pessoa exagera na exposição ao sol, lembrando a ela que é hora de procurar a sombra mais próxima. […] Veja. São Paulo: Abril, 10 dez. 2004. Edição especial. (Fragmento). a) Na sua opinião, a utilização de aparelhos como o citado no texto é importante? Por quê? b) No início do texto ocorre esta oração subordinada adjetiva: “onde a maioria das pessoas tem a pele muito clara”. I. Explique por que onde é pronome relativo nessa oração. II. Classifique a oração subordinada desse período. c) Identifique no texto outra oração iniciada pelo pronome relativo onde e classifique-a. d) No texto há duas outras orações subordinadas adjetivas. Classifique-as e dê a função sintática dos pronomes relativos. e) A última oração do texto: “que é hora de procurar a sombra mais próxima”, é subordinada adjetiva? Por q
Respostas
a) Sim, pois ajudam as pessoas mais suscetíveis aos riscos da radiação solar a se proteger e evitar doenças, como o câncer de pele.
b)
I. "Onde" é pronome relativo porque retoma o termo anterior "nos Estados Unidos, na Austrália e nos países da Europa". Poderia-se substituir "onde" por esse termo na segunda oração.
II. Como a oração expressa uma característica do lugar, é classificada como oração subordinada adjetiva.
c) A outra oração iniciada pelo pronome relativo "onde" é "onde a pessoa se encontra", também classificada como oração subordinada adjetiva.
d) Sublinharei em cada trecho a oração adjetiva.
I. "o fator de proteção do filtro solar que está usando"
O pronome relativo "que" retoma "filtro solar". Então, substituímos "que" por "filtro solar" na oração adjetiva para acharmos a sua função sintática.
"Está usando o filtro solar" ⇒ OBJETO DIRETO
II. "os raios solares que incidem no local"
O pronome relativo "que" retoma o termo "raios solares". Então, substituímos "que" por "raios solares" na oração adjetiva para acharmos a sua função sintática.
"Raios solares incidem no local" ⇒ SUJEITO
e) Não, a oração "que é hora de procurar a sombra mais próxima" não é subordinada adjetiva, mas subordinada substantiva, pois tem valor de objeto direto da oração anterior.
Na oração anterior "lembrando a ela" falta o objeto direto. Quem lembra lembra alguma coisa a alguém. Então, o que foi lembrado a ela? Que é hora de procurar a sombra mais próxima. Portanto, essa oração é objeto direto da outra. Por isso, é subordinada substantiva objetiva direta.