• Matéria: História
  • Autor: varrylet
  • Perguntado 7 anos atrás

como ocorreu o exilio de Napoleão Bonaparte

Respostas

respondido por: gabyoficial88
1
Napoleão Bonaparte viveu seus últimos momentos à frente do exército francês na famosa Batalha de Waterloo, em 18 de junho de 1815. No ano anterior, Napoleão já havia abdicado do trono, após a invasão da França promovida pela união dos exércitos da Rússia, Áustria, Prússia e Inglaterra, e exilado-se na ilha de Elba. Porém, articulou seu retorno à França e promoveu uma nova campanha para retomar o poder, naquele que ficou conhecido o “Governo dos Cem Dias”. Após Waterloo, o ex-imperador viu-se na contingência de um novo exílio sob custódia das autoridades britânicas. Dessa vez, Napoleão foi para a ilha de Santa Helena e lá permaneceu até a morte, em 1821.

A ilha de Santa Helena fica no Atlântico Sul, entre a América do Sul e o continente africano. Como Napoleão havia fugido da ilha de Elba, que fica muito próximo à Península Itálica, no mar Mediterrâneo, a permanência em Santa Helena foi fundamental para, sobretudo, impedir uma nova tentativa de retorno à Europa e de tomada do poder.

Antes de sair do continente europeu, Napoleão viu-se encurralado pelas nações que lhe faziam oposição, como a Rússia, a Prússia e a Áustria – que haviam formado a Santa Aliança e buscavam a restauração do absolutismo na Europa. O ex-imperador procurou a corte de exilados administrada pelo governo provisório da França para que lhe concedesse passaportes a fim de que pudesse isolar-se na ilha de Aix. Entretanto, a sua tentativa foi em vão. Restava ao líder francês entregar-se aos ingleses.

Perguntas similares