• Matéria: História
  • Autor: martakal12
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o trecho a seguir: “A descoberta da fundição dos metais, a princípio do cobre e depois do bronze, resultado da fusão do cobre com o estanho, abriu amplas possibilidades para a produção de diferentes instrumentos e armas de metal (enxadas de cobre com cabo de macieira, pás, serras, machados, lanças, etc.). Começou a se desenvolver, inicialmente apenas dentro de algumas comunidades, a produção artesanal – tecelagem, ferraria, olaria. Gradualmente, foram se destacando, nas comunidades, pessoas que se ocupavam com o artesanato. A separação do artesanato da agropecuária foi a segunda grande divisão social do trabalho. A produção dos artesãos – dos tecelões, ferreiros, armeiros, oleiros, etc. – destinava-se cada vez mais à troca. O domínio da troca ampliou-se consideravelmente.” Fonte: GORENDER, J.; ALMEIDA, J. Manual de Economia Política. Rio de Janeiro: Vitória, 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2017. Nesse contexto, a comunidade que consumia apenas sua produção precisou lidar com a troca de produtos que não encontrava dentro de sua própria comunidade. Identifique uma consequência negativa decorrente de tal fato para este tipo de comunidade.

Escolha uma:
a. A propriedade social foi substituída pela propriedade privada, o trabalho coletivo cedeu lugar ao trabalho individual, a cooperação, a redistribuição de produtos e a vida comum foram substituídas pelo lucro individualista.
b. O desenvolvimento do artesanato e da troca conduziu a formação das cidades. Inicialmente, a cidade pouco se diferenciava do campo. Pouco a pouco, entretanto, o artesanato e o comércio se concentraram nas cidades.
c. O aumento na produção artesanal fazia crescer a quantidade diária de trabalho que recaía sobre cada membro da comunidade doméstica ou de famílias isoladas. A incorporação de novas forças de trabalho se tornou desejável.Resposta correta: Alternativa correta ”C “.
d. A produção para a troca é o traço característico da economia mercantil, o aparecimento do artesanato como um ofício foi significativo, pouco a pouco, para a produção mercantil.
e. À medida que a troca se ampliou e se tornou um fenômeno regular, gradualmente foi-se destacando uma mercadoria pela qual se trocava de bom grado qualquer outra. Esta mercadoria começou a servir como dinheiro.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
36

A é falsa, pois a organização da propriedade privada ocorreu muito depois da instituição da troca, de modo que não pode ser vista como sua consequência direta.

B é falsa, pois o desenvolvimento das cidades não é necessariamente algo positivo.

C é verdadeira, pois com o "aumento da necessidade de trabalho" as pessoas não simplesmente tiveram mais filhos ou aumentaram "naturalmente" a sua comunidade, mas sim escravizaram os povos vizinhos menos organizados para que trabalhassem.

D é falsa, pois isto não é algo negativo.

E é falsa, pois a instituição do dinheiro é uma condição de possibilidade para o desenvolvimento da civilização.

Perguntas similares