• Matéria: Filosofia
  • Autor: milenegatinha25
  • Perguntado 8 anos atrás

Elabore uma dissertação argumentando a favor de cada tese a seguir:

Tese 1: O fumante TEM livre-arbítrio para decidir se começa ou não a fumar. Por isso, a indústria tabagista NÃO DEVE ser responsabilizada pelos malefícios provocados à saúde pelo cigarro.

Tese 2:O fumante NÃO TEM livre-arbítrio para decidir se começa ou não a fumar. Por isso, a indústria tabagista DEVE ser responsabilizada pelos malefícios provocados à saúde pelo cigarro.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
16

Bom dia!


1- O fumante tendo o conhecimento de todos os malefícios que o cigarro pode causar, se torna responsável por si mesmo.

É como comer coisas gordurosas, ou se expor ao sol sem filtro solar, assim acontece com a vida de quem tem o vício, existem outras alternativas, mas sendo um ser livre e dotado de consciência, ética, moral e crítica a respeito da sociedade e sobre si mesmo, acredita saber o que é melhor para si.

Afinal de contas, a morte por uma doença causada em razão do cigarro é apenas uma das possibilidades de morte, não se sabe ao certo do que todos nós vamos morrer, então, devemos preocupar com o modo em que vivemos e se isso nos faz bem. A indústria tabagista não tem relação com isso.

2-  O fumante é um ser humano que tem um vício, e, como todo vício, ele acaba agindo por impulso, e muitas vezes, não tem consciência daquilo que está fazendo.

Neste sentido, a insdústia tabagista deve sim divulgar os malefícios que o cigarro causa como forma de incentivar ao tratamento para o vício, alertando-o de todos os riscos que o cigarro causa á saúde.

Perguntas similares