• Matéria: Saúde
  • Autor: sol500
  • Perguntado 8 anos atrás

A organização do gene da globina humana tem sido extensivamente estudada, da mesma forma como se conhece a relação entre a estrutura gênica, a sua função e o produto final e a distribuição nas diferentes populações, resultando em centenas de variantes, envolvendo todos os genes da globina, o que fornece dados importantes sobre o papel da seleção natural, miscigenação racial e migrações humanas. Acerca da epidemiologia das doenças falciformes, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As duas hemoglobinas variantes mais frequentes na população brasileira, Hb S e Hb C, ambas de origem mediterrânea, mostram a intensa participação do imigrante europeu na composição populacional brasileira. b. No Brasil, distribui-se de forma heterogênea, devido à alta miscigenação, sendo mais comum na população italiana e seus descendentes. c. As pessoas com genótipo Hb AA não eram infectadas pela malária tão facilmente como as que apresentavam otraço falciforme; por isso, sobreviviam mais e a alteração genética foi aumentando de frequência. Incorreto d. Com a imigração forçada dos escravos, a doença falciforme alcançou as Américas e hoje se encontra em toda a Europa e em grandes regiões da Ásia. e. A alteração genética característica da doença falciforme surgiu na África, onde a doença de Chagas era e ainda é bastante comum.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
38

Olá!

A resposta correta é  d. Com a imigração forçada dos escravos, a doença falciforme alcançou as Américas e hoje se encontra em toda a Europa e em grandes regiões da Ásia.

A doença falciforme compreende uma mutação genética no gen da hemoglobina, que torna as hemácias em formato de "foice", levando à diminuição do transporte de oxigênio, e propensão à reações inflamatórias.

Dessa forma, esta doença foi trazida pelos escravos durante o período colonial, espalhando-se tanto pelas Américas, quanto pela Europa.

respondido por: marcosandresaoujlvl
31

Resposta certa letra D: Com a imigração forçada dos escravos, a doença falciforme alcançou as Américas e hoje se encontra em toda a Europa e em grandes regiões da Ásia.

Perguntas similares