que é esquerda e direita é complexo, mas pode indicar programas distintos em relação a diversos problemas cuja solução pertence habitualmente à ação política, contrastes não só de ideias, mas também de interesses e de valorações a respeito da direção a ser seguida pela sociedade. Considerando esta afirmação, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA. No Brasil, essa divisão se fortaleceu no período da ditadura militar, na qual quem apoiou o golpe dos militares era considerado de direita. PORQUE Atualmente, os partidos de direita abrangem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que a. as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c. a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. d. as duas são falsas. e. a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
Respostas
No Brasil, essa divisão se fortaleceu no período da ditadura militar, na qual quem apoiou o golpe dos militares era considerado de direita.
Correto. O fortalecimento da dualidade entre direita e esquerda durante o período militar estigmatizou a direita como apoiadora do golpe e a esquerda como opositora. A realidade é que estas diferenças foram acentuadas principalmente por conta do contexto internacional, já que os militares alegavam estar lutando contra os comunistas.
PORQUE
Atualmente, os partidos de direita abrangem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas.
Correto. Os partidos considerados à direita no Brasil abrangem os grupos apontados pela afirmativa. À esquerda estão os libertários, sociais-democratas, socialistas e comunistas.
As duas são verdadeiras, mas a segunda NÃO é uma justificativa correta da primeira
as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A segunda afirmação não explica o porquê dos termos no Brasil da época dos governos militares – tratando do mundo atual.
As duas são verdadeiras, mas a segunda NÃO é uma justificativa correta da primeira
as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
: A segunda afirmação não explica o porquê dos termos no Brasil da época dos governos militares – tratando do mundo atual.