• Matéria: ENEM
  • Autor: igorarthur2003
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém pode corrigir a minha dissertação argumentativa e dar uma nota?
Tema : A crise do sistema penitenciário brasileiro

Na década de 90, o Brasil presenciou o Massacre de Carandiru, quando uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, causou a morte de 111 detentos.mostrou a situação ruim do sistema prisional brasileiro. 20 anos depois, situações de como essa ainda ocorrem e só aumentam com o passar do tempo, e, ainda piores em relação ao Carandiru. Entretanto, as crises penitenciárias só aumentam, por causas como a superlotação e a reincidência criminal.

Em 2017, ocorreu em Manaus, uma rebelião com 56 mortos e 170% de presos acima da capacidade. Com a superlotação acaba em falta de alimento e higiene para os detentos e além de os presidiários não aguentarem ficar em uma cela que foi feita para 7 mas que possui 30 pessoas,assim, agravando em rebeliões. Alem disso, a falta de Defensores Públicos para os presos mais pobres contribuem para a lotação dos presídios, em que existem vários casos que um inocente com baixa renda é preso injustamente, e, com o baixo número desses Defensores, o detento julgado injustamente é preso até arranjar um advogado e conseguir julgar o caso e provar sua inocência, e assim, aumentam ainda mais o número de detentos.

Em 2015 foi publicado o relatório da pesquisa denominada Reincidência Criminal no Brasil, realizada pelo (Ipea) por encomenda do (CNJ). O resultado obtido revela que em cada quatro ex-presos um vem a ser condenado novamente dentro do prazo de 5 anos. A falta de acesso à educação e por consequência a ausência de formação profissional, colaboram para que essas pessoas não consigam emprego, e se sintam excluídos socialmente devido o, criado pelo estigma de ser um ex-presidiário, existindo a presunção no seio coletivo de que trata-se de pessoa violenta e que não mereça confiança. Ressalta-se ainda a própria experiência caótica vivida dentro dos presídios, que se torna uma verdadeira “escola do crime” para os reclusos, não atingido sucesso em sua função ressocializadora.

Nesse contexto,é evidente que o governo precise se importar mais com os presídios. Contudo, necessita se a criação de métodos que ajudem a diminuir a crise. O Depertamento penitenciário juntamente com a defensoria pública, deveriam começar a construção de casas de detenção ainda maiores e assim separar o prisioneiros temporários dos permanentes.Para combater a reincidência é fundamental o Ministério Da Educação expandir programas educacionais afim de que os detentos saiam com uma perspectiva de vida melhor e não se reintegrem ao crime.E com essas medidas a crise penitenciária futuramente possa diminuir.

Respostas

respondido por: Dheeborah
1

booa tarde!!

Não sou nenhuma especialista nesse assunto mas seu texto ficou muito bom, colocou muitas informações importantes  e no meu ponto de vista você não fugiu do assunto. Notei alguns erros ortográficos mas bem poucos, vou deixá-los aqui embaixo para você. Por mim você teria 87% da nota.

mostrou = Mostrou( palavra depois do ponto com inicial da letra em maiúsculo)

Alem = Além (falta de pontuação )

ex-preso = ex presidiário ( não existe uma definição correta para a "palavra" ex-preso)

Depertamento = Departamento


ESPERO TER AJUDADO!!!

Perguntas similares