• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

No artigo As grandes cidades e a vida do espírito, de 1903, Georg Simmel analisa as alterações subjetivas causadas pelo advento das metrópoles. Sobre sua perspectiva a respeito do tema, assinale as afirmativas corretas.

A- Relacionando mudanças espaciais com transformações emocionais, Simmel sugere que indivíduo e sociedade, em vez de estarem separados ou em oposição, influenciam-se mutuamente, de diferentes formas, ao longo da história.

B- Para o autor, a urbanização, colocando desconhecidos em contato direto e constante, desenvolveu a afetividade e a cordialidade entre vizinhos. 

C- Observando um aumento da estimulação sensorial nas grandes cidades, Simmel argumenta que, para seus moradores, parece que o tempo foi acelerado.

D- A acumulação de muitas pessoas em um mesmo território, característica das grandes cidades, fez Simmel afirmar corretamente que surgiriam mais lutas reivindicatórias pelos direitos civis no século XX.

E- Para Simmel, o excesso de informações e de convivência com desconhecidos faz com que os habitantes das grandes cidades reajam criando uma proteção emocional, denominada pelo autor de atitude blasé.

Respostas

respondido por: makmorales
36

Olá,

Temos no artigo "As grandes cidades e a vida do espírito", de 1903, Georg Simmel, aponta que o modo de vida no campo passa a impressão de que o tempo é mais lento; minutos parecem demorar a passar muito mais no campo do que na cidade.

E isso ocorre porque o ambiente urbano proporciona uma infinidade de estímulos às pessoas, que estão sempre sendo massacradas por um turbilhão de sons, imagens, cores, pessoas, etc. Isso tudo passa a impressão de que o tempo passa mais rápido.

Letra C.

Abraços!

respondido por: gvortiz298
50

Resposta:

As respostas são A, C e E

Explicação:

Está certo no positivo on

Perguntas similares