• Matéria: História
  • Autor: IsahSanti
  • Perguntado 8 anos atrás

Crie um pequeno texto, citando a Tarifa Alves Branco (1844), a Lei Eusébio de Queirós (1850) e o Barão de Mauá, explicando como as duas leis e esse famoso personagem da história do Brasil colaboraram para o crescimento

Respostas

respondido por: ferretti
152

Olá!


A Tarifa Alves Branco foi instituída pelo ministro homônimo, que instaurou, como medida protecionista, uma taxa de 30% (em contraposição aos 15% anteriores) sobre produtos sem similar nacional e 60% sobre produtos com similar nacional, com o objetivo de proporcionar maior força para o mercado nacional.


A lei Eusébio de Queirós, por sua vez, foi uma lei que proibiu a entrada de escravos africanos no Brasil, embora não tenha controlado o tráfico interno. Assim, a população de escravos no Brasil, em teoria - se não fosse pelo contrabando que permaneceu - seria mais ou menos a mesma até a abolição.


O Barão de Mauá, por sua vez, foi um político e industrial brasileiro reconhecido por contribuir para a construção da primeira Ferrovia brasileira, bem como pela fundação da Companhia de Iluminação do RJ, além de outras medidas modernizadoras no cenário nacional.


abraços!


IsahSanti: obrigado
respondido por: armyworld
144

A tarifa Alves Branco instituído uma taxa de 30% dos produtos sem similar nacional e 60% com (mais segurança) a lei Eusébio de Queirós proibiu a escravidão africana (colaborando para que um que o Brasil ser menos "mal") e Barão de Mauá foi um político industrial (nem precisa de explicação)!!!

Explicação:

Tentei ser o máximo possível explicativa e resumir

Perguntas similares