• Matéria: Português
  • Autor: allysonmaciel2pawnek
  • Perguntado 7 anos atrás

resenha crítica do livro "Memórias póstumas de Brás Cubas"

Respostas

respondido por: tamyaraujo20
57

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um famoso romance machadiano, que como o próprio nome sugere, conta a história de um defunto autor (e não de um autor defunto, como o próprio Brás Cubas faz questão de enfatizar no início da obra) que narra a sua vida: seus amores, aventuras, frustrações.

           Brás Cubas é um personagem que nos é apresentado na infância como um menino muito levado, denominado de “menino diabo”. Comprova-se o valor desse carinhoso apelido quando o “menino diabo” descobre o romance secreto entre dona Eusébia e o Dr. Vilaça e revela-o a todos. Na juventude Brás Cubas nos narra sua paixão avassaladora pela prostituta Marcela e na sua maturidade ele vive um grande amor com Virgília, que era esposa de seu amigo Lobo Neves e, é nessa fase também, que o narrador/personagem conta-nos seu fracasso na carreira política. Esse é um pequeno resumo do que o leitor irá encontrar nesse romance.

           Considero que o sucesso de Memórias Póstumas de Brás Cubas é resultado de vários fatores, mas destaco que primeiramente deve-se ao brilhante texto, sendo que não poderia ser diferente tratando-se de Machado de Assis, e também por ter como personagem um homem de “verdade”, falo no sentido de Brás Cubas não ser um homem “bonzinho” e sim ter atitudes e vivências naturalmente humanas, como pode-se observar na síntese da obra apresentada no parágrafo anterior.

           Ressalto que o livro não é de fácil leitura, pois tratando-se de um texto escrito no século XIX tem um vocabulário característico da época, além de metáforas e intertextos, como por exemplo quando é citado Hamlet, As Mil e Uma Noites e outras obras, que exigem do leitor um pré-conhecimento das mesmas para que se possa entender a mensagem que o autor quis passar. Mas independente da dificuldade que se tem para entender a obra de início, com o avançar das páginas a leitura vai ficando mais tranquila de ser compreendida e também divertida, pois é um texto carregado de ironias.

Perguntas similares