Os ácidos graxos trans, obtidos por hidrogenação industrial, são isômeros geométricos dos ácidos graxos cis. A principal fonte de ácido graxo trans na alimentação é através do consumo de gordura vegetal hidrogenada, a qual está presente em produtos industrializados, como biscoitos recheados, sorvetes, tortas, bolos, salgados,entre outros. As margarinas duras são os alimentos mais conhecidos em relação à presença de gordura trans; entretanto, elas representam apenas 10% do consumo de gordura trans, pois os alimentos que mais contribuem para o alto consumo de gordura trans são os outros tipos de alimentos industrializados.
LOTTENBERG, A.M..P et al. The role of dietary fatty acids in the patology of metabolic syndrome. Journal of Nutritional Biochemistry. 23, p. 1027-1040. 2012.
Com base nas características absortivas e funcionais dos ácidos graxos trans, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os ácidos graxos trans têm uma série de implicações na síndrome metabólica, pois aumentam o processo inflamatório, os triglicerideos séricos e o colesterol, além de de reduzir as concentrações de HDL.
PORQUE
II. A ingestão das fibras em quantidades adequadas possuem ações benéficas no metabolismo, uma vez que as fibras solúveis auxiliam na redução do colesterol, por meio da excreção do colesterol pelas fezes e redução na reabsorção de ácidos biliares no intestino.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Incorreto
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições falsas
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I ;)
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
Os ácidos graxos trans são isômeros geométricos dos ácidos graxos cis. Eles apresentam a mesma configuração molecular, mas com uma diferente estrutura. A configuração trans do ácido oleico é o ácido elaídico, este é obtido por hidrogenação industrial. Os ácidos graxos trans podem ser sintetizados por meio da fermentação bacteriana em ruminantes, então, pequena quantidade dos ácidos graxos trans estão naturalmente presentes nas carnes e nos leites e seus derivados. Os ácidos graxos trans têm uma série de implicações na síndrome metabólica, eles aumentam o processo inflamatório, o triglicérides séricos, e também o colesterol. O aumento do LDL acontece de forma similar aos ácidos graxos saturados, no entanto, os ácidos graxos trans têm a capacidade de reduzir as concentrações de HDL.