• Matéria: Sociologia
  • Autor: kainoluis
  • Perguntado 7 anos atrás

A palavra diáspora foi originalmente usada no Antigo Testamento para designar a dispersão dos judeus de Israel para o mundo. Recentemente, tem se aplicado o mesmo vocábulo, por analogia à condição judaica, aos movimentos dos povos africanos e afro-descendentes no interior do continente negro ou fora dele. A diáspora traz em si a ideia do deslocamento que pode ser forçado como na condição de escravo, resultado de guerras, perseguições políticas, religiosas ou desastres naturais. Também pode ser uma dispersão incentivada ou espontânea de grandes massas populacionais em busca de trabalho ou melhores condições de vida. A partir desses sentidos possíveis, a palavra diáspora tem servido para múltiplos usos, por exemplo, conceito nos estudos culturais e pós-coloniais e como motivo de identificação étnico-racial na busca do paraíso perdido dentro e fora da África. Também tem se prestado aos interesses políticos, ideológicos e econômicos que buscam aglutinar e, em alguns casos, levar de volta, para o continente de origem, africanos e afro-descendentes espalhados por todo o globo terrestre. Sobre o significado de diáspora para a cultura africana no período colonial, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: SANTOS, J. A. dos. Diáspora africana paraíso perdido ou terra prometida. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2018.
a) Ser livre para os africanos em certo momento também significou não ter para onde ir. A opção colonial em incentivar a vinda de asiáticos e europeus provocou a exclusão da mão de obra africana. Entretanto, isso não afetou a lógica do trabalho escravo.
b) O período colonial brasileiro não conheceu uma diáspora africana.
c) O banimento da população dos cortiços deu origem à ocupação dos morros, que acabou culminando com as populares favelas. A falta de oportunidades criou uma legião de marginalizados da cidade, da sociedade, da possibilidade de educar-se e ter um emprego digno. Com o passar dos tempos essa questões nacionais foram sanadas.
d) Estudos etnográficos mostram que a falta de propriedade e de moradia digna para a população negra originou a cultura da sub-habitação, formada inicialmente por mocambos, construções precárias, construídas próximas às áreas centrais da cidade, cortiços e posteriormente as favelas.

Respostas

respondido por: naylaallana
15

Alternativa C: Estudos etnográficos mostram que a falta de propriedade e de moradia digna para a população negra originou a cultura da sub-habitação, formada inicialmente por mocambos, construções precárias, construídas próximas às áreas centrais da cidade, cortiços e posteriormente as favelas.


respondido por: Matheusieti
5

A alternativa C está correta.

A pesquisa participante pode ser caracterizada como aquele campo de estudo onde os colaboradores e os pesquisadores interagem para a absorção dos dados.

Já a pesquisa por representação social, busca exemplificar o conjunto de explicações, crenças e ideias que permitem ao pesquisador chegar em um resultado baseado nesse sistema de estudo.

Por fim, a etnografia, consiste no estudo das etnias, por isso, quando utilizamos os estudos etnográficos com base nas representações sociais de um determinado lugar, poderemos ter dados sobre uma parcela segregada da população por exemplo, onde a maioria são negros habitantes de favelas e morros.

Perguntas similares