(Adaptado do ENADE, 2014) “O fenômeno fonético conhecido como rotacismo, troca da consoante lateral alveolar /l/ pela vibrante alveolar /r/, é um traço linguístico variável do português brasileiro, podendo ocorrer tanto em contexto de cada silábica (calça > carça), quanto em encontro consonantal (chiclete > chicrete)” (ROMANO; FONSECA, 2015, p. 395). Comunicação Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2016. Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem: I. As diferenças entre variedades da língua, como a exemplificada pelo rotacismo, não devem ser consideradas mero fator de preconceito linguístico; dado que este é um dos fatores que favorece a unidade linguística de uma comunidade. II. O rotacismo é bem aceito por todos os falantes e é empregado de forma ampla nos diversos grupos sociais, sendo uma das mudanças que se está generalizando no português brasileiro. III. O processo de rotacismo é decorrente de diferenças sociais recentes, que estão permitindo o surgimento de dialetos paralelos ao português padrão e utilizados por falantes em ascensão social. IV. O processo de rotacismo não é novo na língua e já ocorria no período de passagem do latim vulgar para o português, como no caso de /plicare/ > /pregar/. A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA. Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Incorreto b. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. e. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Respostas
II)Sim
III) Não
IV)Sim
RESPOSTA)Letra B
Realizando análises acerca das proposições afirmadas, podemos estabelecer as seguintes conclusões:
Afirmação I - Correta
A variedade linguística, seja ela através dos grafemas ou fonemas, expõe e tornam visíveis ao mesmo tempo a variedade sociocultural e popular de uma nação e não devem ser tomadas como/para princípios exclusivistas ou preconceitos.
Afirmação II - Incorreta.
Tal afirmação encontra-se incorreta, a prática do rotacismo não é bem aceito pelas pessoas, na realidade, sua falta de conhecimento teórico e prático direciona certo preconceito e distância das pessoas às suas apropriações.
Afirmação III - Incorreta.
O processo do rotacismo, de fato, possibilita o surgimento de dialetos pautados e baseados na língua portuguesa, todavia, tal fenômeno não tem ocorrência em diferenças sociais recentes.
Afirmação IV - Correta.
A semelhança no latim com a língua portuguesa é, de fato, uma visível exemplificação do fenômeno do rotacismo na prática linguística.
Deste modo, torna-se correta: Apenas as afirmativas I e IV estão corretas