• Matéria: Filosofia
  • Autor: francieleborges
  • Perguntado 9 anos atrás

Heráclito e Parmênides são, costumeiramente, apresentados como filósofos cujos pensamentos se opõem: o primeiro seria o pensador da mudança, da contradição, enquanto o outro seria o precursor da metafísica, na sua defesa da constância, da unicidade e da imobilidade do ser. Contudo, há vários de seus fragmentos que parecem nos trazer o mesmo conteúdo. Assinale quais dos fragmentos a seguir apresentam, respectivamente, as concepções ontológicas de Heráclito e de Parmênides. (Tradução dos fragmentos: Gerd Bornheim. Os filósofos pré-socráticos. Ed. Cultrix) *
A) "O mesmo é pensar e o pensamento de que o ser é". / "O pensamento é comum a todos".
B) "Desta via de investigação eu te afasto; mas também daquela outra, na qual vagueiam os mortais que nada sabem, cabeças duplas. Pois é a ausência de meios que move, em seu peito, seu espírito errante." / "Homens que não sabem escutar nem falar".
C) "Desta via de investigação eu te afasto; mas também daquela outra, na qual vagueiam os mortais que nada sabem, cabeças duplas. Pois é a ausência de meios que move, em seu peito, seu espírito errante."/ "...afasta, portanto, o teu pensamento dessa via de investigação, e nem te deixes arrastar a ela pela múltipla experiência do hábito, nem governar pelo olho sem visão, pelo ouvido ensurdecedor ou pela língua;...".
D) "Maus testemunhos para os homens são os olhos e os ouvidos, se suas almas são bárbaras". / "O pensamento é comum a todos".
E) "É sábio que os que ouviram, não a mim, mas as minhas palavras, reconheçam que todas as coisas são um" / "... a diversidade das aparências deve revelar uma presença que merece ser recebida, penetrando tudo totalmente".


Marque a alternativa que NÃO apresenta uma definição geral do que seria a filosofia. *
A) É a visão de mundo de um povo e de uma cultura.
B) É Sabedoria de vida.
C) Conhecimento empírico, construído pelo senso comum do cotidiano das pessoas em todas as sociedades e em todos os períodos da humanidade.
D) Esforço racional para conhecer o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido.
E) Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.

A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver uma consciência critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a: *
A) Reflexão
B) Religião
C) Reminiscência
D) Reveleção
E) Refutação

Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores: 1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)." 2. "O número é a essência do Universo." 3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..." *
A. Pitágoras. B. Heráclito. C. Parmênides. A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é:
A) 1/A - 2/B - 3/C;
B) 1/B - 2/C - 3/A;
C) 1/C - 2/A - 3/B;
D) 2/B - 3/A - 1/C;
E) 3/C - 2/A - 1/B.




GENTE ME AJUDEM PF. SÃO QUESTÕES DE MARCAR X (PRIMEIRO ANO)

Respostas

respondido por: osergiowxy
79
Questão 1; Letra E;
Questão 2; Letra C;
Questão 3. Letra A;
Questão 4; Letra 1/C- 2/A-3/B;


francieleborges: muitoo obrigadaa <3
osergiowxy: D nada! precisando...
Perguntas similares
7 anos atrás