• Matéria: História
  • Autor: skyalighieri
  • Perguntado 7 anos atrás

(IBMECRJ/09) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:
"Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns".

Esta afirmativa é o resultado:
A) da grande afinidade e respeito mútuo entre o rei e o Parlamento, desde o século XII;
B) de um processo político que marcou o século XVII, especialmente em decorrência da Revolução Gloriosa;
C) do processo de desgaste do poder real, que chegou a ser abolido na Inglaterra após a morte da rainha Vitória;
D) de uma prática política que, diferentemente do restante da Europa, não incluiu em nenhum momento a adoção do absolutismo como forma de governo;
E) da decisão popular, ratificada pela Magna Carta, de não conceder ao rei poder algum além da simbólica chefia ao Estado.

Respostas

respondido por: ellles
17
B) de um processo político que marcou o século XVII, especialmente em decorrência da Revolução Gloriosa;
respondido por: EduardoPLopes
24

É correta a alternativa B, tendo sido o século XVII marcado por disputas políticas que acabaram em uma guerra civil e uma suspensão temporária da Monarquia na Inglaterra, processo conhecido como "Revolução Inglesa".

Na época o Parlamento, que representava majoritariamente a burguesia nacional, e o Rei estavam em conflito sobre o modo como a política nacional deveria ser exercida. O Rei saiu derrotado nestes conflitos, tendo mudado a dinastia no poder e o Absolutismo sido na prática abolido com a Bill of Rights, em 1689, que reconhecia o Parlamento, e não a Monarquia, como o Chefe de Governo do país.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/8835328

Anexos:
Perguntas similares