Respostas
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
Eles são formados por capsulas de proteínas, chamadas capsídeos, que envolvem o ácido nucleico, que, por sua vez, pode ser um DNA ou um RNA, com exceção de poucos vírus que apresentam os dois tipos. O conjunto do capsídio com o ácido nucleico é chamado de nucleocapsídio.
Alguns vírus, chamados de envelopados, apresentam ainda uma proteção lípidica externa, o envelope viral. Esse envelope é derivado de membranas da célula hospedeira.
No capsídio e no envelope dos vírus envelopados, há proteínas ligantes, que se ligam aos receptores encontrados na membrana da célula que será infectada.
Cada vírus é capaz de infectar um tipo de célula, sendo assim, dizemos que os vírus possuem especificidade.
Os vírus podem ser encontrados em praticamente todos os locais e infectar qualquer tipo de célula. O vírus só é capaz de reproduzir-se no interior de uma célula .
As doenças causadas por eles são chamadas de viroses e são tratadas com poucas drogas, sendo recomendado normalmente repouso e boa alimentação.
É importante frisar que antibióticos não são eficazes no tratamento de doenças virais.
Como exemplos de doenças causadas por vírus, também chamadas de viroses, podemos citar: AIDS, caxumba, dengue, ebola, febre amarela, gripe, hepatites, herpes, HPV, meningite, raiva, rubéola, sarampo e varicela.