• Matéria: Administração
  • Autor: waldemarposwaldemar
  • Perguntado 7 anos atrás

s organizações, como microssistemas, se veem influenciadas por todas as mudanças da sociedade, ao mesmo tempo em que colaboram para impulsioná-las. Conforme Kunsch (2007), as partes integrantes com um todo, as organizações estão sujeitas a muitas mudanças e a novas incorporações. Uma organização nessa visão pode ser tida como uma microssociedade que funciona nas mais diversas dimensões sociais, econômicas, políticas e simbólicas. Diante dessa realidade as empresas estariam sofrendo novas configurações. De acordo com Fígaro (2008) são tantas as transformações que o próprio conceito de empresa modificou-se amplamente. Devido as constantes mudanças os veículos de comunicação em uma organização têm funções primordiais. Para qualquer empresa que deseja se destacar em um mercado com tantas alterações e tão competitivo é essencial ter agilidade na comunicação. Assim, os veículos de comunicação são usados para manter os valores e diretrizes organizacionais e ao mesmo tempo integrar a cultura local. Alguns exemplos de veículos de comunicação são: a TV, o Rádio Corporativo, os Vídeos Institucionais e o Jornal Mural, eles são indicados para evitar confrontos em relação a todo tipo de transformação do meio empresarial e aos choques culturais.

Com base nas informações acima, pode-se considerar a afirmação correta em relação aos veículos de comunicação:

Escolha uma:
a. O jornal mural pode ser levado ao público externo, pois suas informações são exclusivas à comunicação externa empresarial
b. A rádio corporativa nunca poderá ser usada para fins comerciais. Diferente da TV, a Rádio corporativa não exige atenção visual. Sendo assim, as empresas podem veicular por meio dela uma programação diária com noticiários, música e entretenimento, criando uma atmosfera agradável aos seus funcionários e clientes.
c. O jornal mural é um relevante instrumento de comunicação interna, normalmente direcionado a um maior número de colaboradores. Está classificado entre os veículos de comunicação mobiliários, sendo que seu conteúdo informativo precisa de uma estrutura estática.
d. A TV corporativa é um veículo de comunicação empresarial e seu conteúdo é desenvolvido para os interesses do público em geral, e é bastante restrito, em comparação com a audiência de um canal de televisão aberto.
e. O vídeo institucional tem o compromisso de transmitir informações sobre o ambiente de trabalho e de lazer, a cultura da empresa e também da população em geral, apresentar a tecnologia utilizada na organização, assim como dados quantitativos apenas históricos, não se preocupando com dados atuais.

Respostas

respondido por: winederrn
0

Opah, amigo(a)!

Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.

a) ERRADO. O jornal mural é um instrumento usado para compartilhar informações dentro das organizações, ou seja, o seu âmbito é interno.

b) ERRADO. A rádio corporativa serve para aproximar (criação de vínculo) a organização dos seus colaboradores.

c) CORRETO. O jornal mural é um instrumento de comunicação que possui caráter interno e não deve ser confundido com um quadro de avisos.

d) ERRADO. A TV corporativa é considerada um instrumento de comunicação exclusivo para os colaboradores de uma organização.

e) ERRADO. No vídeo institucional, a organização pode e deve colocar dados atuais sobre o negócio em que atua.


Até breve!

Perguntas similares