Respostas
1. Um PIB multiplicado por dez
De 1978 a hoje o PIB da China aumentou dez vezes, tornando o país a segunda maior economia do mundo depois dos Estados Unidos. Os especialistas estão convencidos de que até 2020 a potência econômica da nação asiática irá superar a norte-americana.
<--break->
2. Os novos "proprietários" dos EUA são... chineses
A China possui 1.200 bilhões de dólares em T-bonds, os títulos do tesouro americano, o que corresponde a cerca de 10% do inteiro débito público dos Estados Unidos. Não apenas: são chineses cerca de 80% dos fornecedores da cadeia de supermercados Walmart, os mais apreciados pelos norte-americanos.
3. Ricos e pobres
Mais de 135 milhões de chineses têm uma renda abaixo do nível da pobreza. Trata-se de mais de 10% da inteira população do país.
Segundo o Hurun Wealth Report um chinês de cada 1.300 possui mais de um milhão de dólares. No total nacional, existem 1 milhão e 20 mil ricos, e desses cerca de 63.500 são donos de um patrimônio pessoal superior a 13 milhões de dólares.
4. Desejo de ar fresco, computadores e celulares
A China produz 80 equipamentos de ar condicionado a cada mil pessoas da sua população. A média no resto do mundo é de apenas 4,8 equipamentos a cada mil pessoas. Os computadores produzidos atualmente somam 283 a cada mil pessoas (contra 5,9 computadores no resto do mundo). Também na produção de telefones celulares o país permanece imbatível: a China Mobile é o maior provider de serviços de telefonia do mundo, com um total de 558,9 milhões de assinantes. No país são produzidos 841 celulares a cada mil pessoas (contra apenas 83,6 aparelhos a cada mil pessoas no resto do mundo).