A energia dos alimentos é obtida pela metabolização dos macronutrientes, os carboidratos, proteínas e lipídeos. Para compreender se um paciente está consumindo a energia necessária para suprir suas necessidades, é necessário calcular quanto de energia os alimentos fornecem, contadas em calorias, e comparar com quanto o corpo gasta, ou seja, se está de acordo com suas necessidades energéticas.
Respostas
Olá!
De fato ´´e necessário calcular as necessidades energéticas de um paciente de modo que, em um paciente doente o cálculo deve ser ajustado pois seu gasto energético é maior devido a resposta imunológica que seu corpo está apresentando, outro fato importante é calcular a demanda de proteínas e lipídios também.
Não se deve esquecer dos micronutrientes que são essenciais para que o corpo consiga desenvolver todas as suas funções de maneira ótima o que leva a homeostase.
Continuação:
Sobre o fornecimento de energia pelos macronutrientes e o consumo pelo corpo, analise as sentenças:
I. Um dos macronutrientes mais importantes para fornecer energia para o organismo são os carboidratos, os quais fornecem 4kcal por grama de alimento.
II. Se a soma da energia obtida dos alimentos, em calorias, estiver acima do gasto energético do paciente, ela se transforma em energia de reserva e tende a promover acúmulo de peso e gordura.
III. Os alimentos do tipo fast food costumam ser pobres em lipídeos e carboidratos e ricos em proteínas, ou seja, indicados para o consumo diário por fornecerem uma quantidade adequada de energia.
IV. A distribuição de macronutrientes é importante no planejamento do cardápio, sendo necessário calcular quanto de energia será fornecida pelos carboidratos, proteínas e lipídeos.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.