• Matéria: ENEM
  • Autor: MilenaMon
  • Perguntado 8 anos atrás

As Redes Colaborativas são uma nova “plataforma” organizacional que ainda carece de modelos de referência. Diversos fatores que estão causando ou influenciando essa tendência ainda estão em evolução, ou seja, ainda não se estabilizaram. Um desses fatores em evolução que pode ser observado é a formação, ou seja, o treinamento e a preparação de profissionais que venham a trabalhar em ambientes colaborativos. O modelo de referência deve permitir uma visão de como o processo será realizado, explicitando as atividades e responsabilidades de cada participante. Um modelo de referência é um modelo que captura características e conceitos comuns para várias entidades.

Esse conceito pode ser ampliado, definindo o modelo de referência como uma estrutura abstrata para o entendimento de relações significantes entre entidades de algum ambiente e para o desenvolvimento de padrões consistentes ou de especificações para suportar aquele ambiente. O modelo de referência é baseado em um pequeno número de conceitos unificados e pode ser usado como base para a educação e a explicação de padrões para um não especialista.

KLEN, Edmilson Rampazzo. Distribuição Lean na logística e cadeia de suprimentos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.

Considerando o texto introdutório acima e através de seu entendimento (com base no material da disciplina) explique os aspectos que devem ser destacados quando se trata da criação, manutenção e utilização de modelos de referência e qual a importância do conceito de roadmap (roteiro estratégico) neste contexto.

Respostas

respondido por: makmorales
0

Olá,

Podemos considerar a importância do roadmap nesse contexto com base no fato de que o roteiro estratégico permite o controle sobre a complexidade do desenvolvimento de um produto ou projeto da empresa, sendo que nele a função de cada participante do processo saberá das suas atribuições, tarefas e quais o passos e a ordem cronológica do projeto.

É normal que durante o início de um projeto os colaboradores sequer saibam de forma intuitiva por onde começar, e é exatamente por isso que a elaboração do roadmap torna mais simples e exequível o que parece complexo à primeira vista.

Abraços!

Perguntas similares