] A Ciência Psicológica foi por muito tempo normalizadora e normatizadora, tendo repercurssões negativas na história de desenvolvimento da própria Psicologia e também na Educação. De acordo com esta afirmação, é correto afirmar que: a) Ao descrever comportamentos e capacidades típicas de cada faixa etária a Psicologia ajudou, por algum tempo, a produzir o diagnóstico de desajustes e dificuldades, focando-as exclusivamente na criança. Assim, reduziu o fenômeno educativo e as dificuldades atreladas a este, ao indivíduo. b) Na concepção normalizadora o ato de aprender leva em conta não só o indivíduo como todos as pessoas da comunidade escolar responsáveis pelo processo de aprendizagem. c) A concepção normatizadora não se relaciona com a ideia de aluno problema, desnaturalizando o fracasso escolar. d) Os testes de inteligência auxiliaram na concepção contemporânea que temos de Psicologia da Educação, onde o fenômeno educacional deve ser pensado a partir das várias relações estabelecidas dentro da escola.
Respostas
a) Ao descrever comportamentos e capacidades típicas de cada faixa etária a Psicologia ajudou, por algum tempo, a produzir o diagnóstico de desajustes e dificuldades, focando-as exclusivamente na criança. Assim, reduziu o fenômeno educativo e as dificuldades atreladas a este, ao indivíduo.
Correto. Durante muito tempo a psicologia foi uma ciência preocupada apenas com a centralidade do sujeito, sem relacioná-lo ao seu meio para entender o cenário maior no qual estava, ele, inserido.
b) Na concepção normalizadora o ato de aprender leva em conta não só o indivíduo como todos as pessoas da comunidade escolar responsáveis pelo processo de aprendizagem.
Falso. A concepção normalizadora é bastante rígida e difícil de ser modificada para se pensar a dinâmica escolar e formativa dos indivíduos. Ela se preocupa em padronizar, não em formar.
c) A concepção normatizadora não se relaciona com a ideia de aluno problema, desnaturalizando o fracasso escolar.
Falso. É exatamente essa concepção que fundamenta a ideia de aluno-problema, já que entende que existem alunos normais e alunos diferenciados, que devem ser normalizados.
d) Os testes de inteligência auxiliaram na concepção contemporânea que temos de Psicologia da Educação, onde o fenômeno educacional deve ser pensado a partir das várias relações estabelecidas dentro da escola.
Falso. Os testes de inteligência levam em consideração apenas uma limitada gama de conhecimentos, o que revela-se inútil frente aos diversos tipos de conhecimento reconhecidos pela psicologia da educação contemporânea.