• Matéria: Psicologia
  • Autor: albaperrutalba
  • Perguntado 8 anos atrás

Freud aponta que na fase do desenvolvimento humano que chamou de narcísica a escolha objetal se dá primeiramente a partir da busca pelo semelhante. Analogamente, esta fase é conhecida em Lacan como “fase do espelho”. Lacan também identifica um movimento que denominou “suposição de sujeito”, relacionado a uma imagem antecipada do “eu”. Discurse sobre os processos de formação de identidade por que passa a criança ao longo desses momentos propostos por Lacan.

Respostas

respondido por: julia00715
0
O período de aprendizagem de um ser humano tem um pico desde que a criança começa a se entender por si só, no entanto todas as suas ações são um reflexo do que ela aprende com as pessoas ao seu redor, podemos observar isso com algo mais concreto, a língua, que nada mais é do que aquilo que aprendemos ouvindo e repetindo, e esse fenômeno é semelhante com as atitudes e visão do mundo externo, pois a partir do momento que nascemos somos condicionados a diversas imposições culturais como a roupa que se usa ao sair do hospital, "menino ou menina?", "vamos furar a orelha dela".
Assim mais tarde quando ela entra para a escola ela aprende novos hábitos devido a convivência com os colegas, mas é suscetível dizer que é essencial que todos os valores fundamentais de alguém devem vir de casa, pois como diz um filósofo chamado Talcott Parsons "A família é uma máquina que produz personalidades humanas" portanto é imprescindível que a "fase do espelho" deve ter em sua grande maioria o família em atuação, senão tudo que faltou no âmbito maternal e paternal o indivíduo preencherá com princípios morais externos
Perguntas similares