Respostas
1. Falha de Energia
O que é: Perda total da energia útil.
Causa: Pode ser causada por uma série de eventos: relâmpagos, linhas de energia derrubadas, super-demanda da rede, acidentes, apagões e catástrofes naturais.
2. Queda Abrupta ou Oscilações de Energia
O que é: Baixa tensão a curto prazo.
Causa: Provocado pela partida de grandes cargas, mudança de rede, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda. Além de causar acidentes, quedas abruptas podem danificar o hardware.
3. Pico de Tensão ou Surto de Energia
O que é: Alta tensão a curto prazo acima de 110% do valor nominal.
Causa: Pode ser causado por um relâmpago e pode enviar tensões de linha para níveis superiores a 6.000 volts. Um surto de curta duração (spike) quase sempre resulta em perda de dados ou danos ao hardware.
4. Subtensão
O que é: Tensão de linha reduzida por períodos prolongados (brownout), de poucos minutos a dias.
Causa: Pode ser causada por uma redução intencional de tensão para economizar energia durante os períodos de pico de demanda ou de outras cargas pesadas que excedam a capacidade de abastecimento. Acontece frequentemente durante o verão, quando o uso de ar condicionado gera picos no consumo de energia.
5. Tensão Excessiva ou Sobretensão
O que é: Tensão de linha aumentada por períodos prolongados, de poucos minutos a alguns dias.
Causa: Provocada por uma rápida redução nas cargas de energia, equipamentos pesados sendo desligados ou mudança de rede, sobrecarregando a tensão dos equipamentos que permanecem na rede. Os resultados podem danificar potencialmente o hardware.
6. Ruído na Linha
O que é: Forma de onda de alta frequência causada por interferência eletromagnética.
Causa: Pode ser causado por qualquer interferência eletromagnética ou de frequência de rádio gerada por transmissores, aparelhos de solda, impressoras SCR, relâmpagos etc.
7. Variação de Frequência
O que é: Uma mudança na estabilidade de frequência.
Causa: Resultante de locais de carga e descarga de geradores ou de pequena cogeração. A variação de frequência pode causar uma operação irregular, perda de dados, falhas no sistema e danificar o equipamento.
8. Transiente de Comutação
O que é: Tensão instantânea e subtensão (nó) no intervalo de nanosegundos.
Causa: A duração normal é menor do que um surto de curta duração (spike) e geralmente cai na faixa de nanosegundos.
9. Distorção Harmônica
O que é: Distorção da forma de onda normal da linha, geralmente transmitida por cargas não lineares.
Causa: Fontes de energia comutada, motores de velocidade variável e drives, copiadoras e aparelhos de fax são exemplos de cargas não lineares. Podem causar erros de comunicação, superaquecimento e danos ao hardware.
Quer evitar prejuízos e proteger seus dados e equipamentos contra os 9 problemas de energia? Entre em contato com nossos especialistas que lhe ajudaremos a dimensionar o No-break ideal para sua necessidade.