• Matéria: Português
  • Autor: mammda
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o fragmento abaixo e responda a seguir:
“Kabengele Munanga alerta para a atitude do português nas terras africanas, evidenciando a ação violenta das instituições na vida do povo como se vê na própria escola, sabidamente, um importante instrumento de colonização e de opressão:

Convencidos de sua superioridade, os europeus tinham a priori desprezo pelo mundo negro (...). A ignorância em relação à história antiga dos negros, as diferenças culturais, os preconceitos étnicos (...) mais as necessidades econômicas de exploração, predispuseram o espírito do europeu a desfigurar completamente a personalidade moral do negro e suas aptidões intelectuais.
(MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. SP: Ática,1985, p. 09)

O conto angolano A Menina Vitória, de Arnaldo Santos, condensa essas relações de poder de que fala Kabengele: a personagem de nome Vitória é uma mestiça, que estuda na Metrópole (Portugal), tornando-se professora em Angola. Tendo assimilado de modo acrítico a cultura do colonizador, ela incorpora a ideologia dominante, ignorando, como afirma Kabengele, “a história antiga dos negros, as diferenças culturais, os preconceitos étnicos”.
Vitória, professora da 3ª classe, é aos olhos de seu aluno Gigi, uma “mulatinha fresca e muito empoada”, que não perdia a oportunidade de mostrar sua predileção pelos alunos de cabelos aloirados e lisos. Vitória despreza a língua dos alunos negros e os castiga sem motivo, subjugando-os e humilhando-os diante de uma classe quase totalmente composta por brancos. Seu preconceito - como bem observa Gigi, antes de tudo contra a sua própria identidade negra - recai de início sobre o aluno Matoso e, depois, Gigi, aquele que será seu verdadeiro antagonista, por aprender na dor a necessidade de afirmar sua raça e de resistir, do que nascerá o impulso revolucionário.” (AGAZZI, G. L.)

Assinale V, para verdadeiro, e F, para falso:
( ) A literatura apresenta profícuo diálogo com questões históricas.
( ) A escola muitas vezes reafirma preconceitos contra diveros grupos sociais.
( ) A professora Vitória, personagem construída pelo escritor angolano Arnaldo Santos, no conto A menina Vitória, representa um tipo social bastante comum na sociedade angolana dos anos pré-independência.
Escolha uma:
a. V, V, V
b. F, V, V
c. V, V, F
d. F, F, V


mammda: Letra A - V, V, V

Respostas

respondido por: ednasms
26
Letra A, com certeza todas estão corretas!

Perguntas similares