A mudança organizacional efetiva é um dos trabalhos mais árduos e complexos de um gestor, tão dificil de ser realizado que uma pesquisa do PMI em 2014 apontou que apenas 18% das empresas consideram que possuem uma gestão da mudança altamente efetiva. Essa dificuldade de intervenção perpassa por diferentes variáveis, sendo que cada variável nos aponta um problema diferenciado que dificultarão a implantação da mudança organizacional. Conhecer cada tipo de problema se faz necessário para que se consiga atuar de forma mais assertiva em um processo de mudança organizacional.
Respostas
Olá,
Completando o enunciado:
I. Problema dos níveis: a cultura existe em uma variedade de níveis diferentes na empresa.
Verdadeiro: a cultura que e instaura em uma organização dá-se em vários níveis por toda a empresa, havendo setores mais ou menos resistente às mudanças.
II. Problema do impresso: a história tem grande peso na administração presente e futura da maioria das organizações.
Verdadeiro, pois com base no histórico da organização é que muitos colaboradores e mesmo os gestores e líderes formam suas convicções, o que influencia também nas decisões futuras.
III. Problema da interdependência: a cultura está interconectada não apenas com a política da empresa, mas com sua estrutura, seus sistemas.
Verdadeiro, vez que há um problema de interdependência, pois a cultura organizacional se enraíza em outros setores na organização, a exemplo dos colaboradores, da estrutura organizacional, etc.
IV. Problema da pluralidade: a maioria das empresas não contém uma única cultura organizacional, podendo apresentar uma série de subculturas.
Verdadeiro, pois a pluralidade na cultura organizacional é o fenômeno que causa as subculturas: por mais que haja certos valores comuns entre a gerência e o chão de fábrica, por exemplo, a dinâmica entre eles é diversa.
Todas estão corretas!
Abraços!
Alternativa 5:
I, II, III e IV.