Quando usamos o cinto de segurança no carro em movimento ele fica “livre” (podemos puxá-lo lentamente) Quando o carro freia ou “arranca”, rapidamente um mecanismo faz com que o cinto se prenda para manter a segurança do passageiro. Faça uma pesquisa e procure responder como funciona o mecanismo que prende o cinto em caso de variações bruscas de velocidade.
Respostas
Olá!
O cinto de segurança de um carro, na maioria dos carros mais novos pelo menos, trabalha com um sistema de segurança chamado pré-tensionador.
Este pré-tensionador é fabricado para agir diferente dependendo da força aplicada à ele. Lembrando aqui, que a força tem relação com a inércia do corpo, assim como sua massa e aceleração (podendo consequentemente relacionar com energia cinética e velocidade).
O pré-tensionador é programado para reagir 'liberando o fluxo' do cinto caso seja aplicada à ele uma força até certo limite. Caso essa força seja ultrapassada, o sistema pré-tensionador contrabalanceia a força aplicada ao cinto com o tensionador, prendendo o sinto à sua base. Em alguns carros, caso a força limite seja ultrapassada até certo valor, o carro também acionará seus airbags.
Em alguns carro mais velhos o cinto se prende apenas à parte em que é preso, proporcionando menor conforto e em grande parte dos casos menor segurança.
Espero ter ajudado!