Nutrição Clínica 1:
Paciente feminina, 45 anos, submetida a cirurgia bariátrica por procedimento gastroplastia redutora com o bypass gástrico de Fobi-Capella convencional seis anos antes da cirurgia (pesando 111 kg, com altura de 158 cm). Iniciou com quadro de emagrecimento (peso=69kg em 10 meses após cirurgia), anemia severa com múltiplas transfusões sanguíneas. Realizou colonoscopia e endoscopia digestiva alta sem anormalidades. Hemograma da Paciente 11meses pós-cirurgia bariátrica: Hemoglobina 10 g/dL (12,5 a 16 g/dL); Ferro Sérico 42,4 cg/dL (50 a 170 mcg/dL); Ferritina Sérica 10,2 ng/mL (11 a 307 ng/mL); Transferrina 180 mg/dL (202 a 336 mg/dL); vitamina B12= 170 pg/ml (180 a 914 pg/ml); Folato= 2ng/ml (>2,3ng/ml). Responda:
I. Qual é o estado nutricional desta paciente antes e após a cirurgia? Calcule o IMC e interprete seu resultado com o valor da composição corporal.
II. Como a paciente poderá reverter o problema bioquímico neste caso com a nutrição? Quais seriam os alimentos a preferir e a evitar para este caso?
Respostas
Olá
I. Ela tinha uma ingestão de calorias superior a que seu corpo demandava diariamente, causando acumulo de energia em forma de gordura corporal. Antes da cirurgia o IMC da paciente era de 44,5, a caracterizando como obesa. Após a cirurgia seu IMC passou para 27,6, estando ainda com um pouco de sobrepeso.
II. Dado o fato de estar com anemia severa ela precisa de um cardapio rico em ferro, podendo-se nesse caso se utilizar tambem suplementação para melhorar mais rapidamente o quadro clinico da paciente. Ela precisa ingerir carnes, ovos, ervilhas, lentilhas, feijão, alem de folhosas escuras como couve e espinafre. Deve evitar alimentos ricos em calcio (leite e derivados) pois diminuem a absorção de ferro alem de café e chás.
Espero ter ajudado