• Matéria: Matemática
  • Autor: luanavms97
  • Perguntado 8 anos atrás

Em um depósito há um determinado número de caixas que deverão ser empilhadas de modo que cada pilha tenha o mesmo número de caixas. Na realização da tarefa foi constatado que , se cada pilha tiver 5 caixas ou 6 ou 8 , sempre restarão 2 caixas fora das pilhas . O menor número de caixas que deverão ser empilhadas nesse depósito é
A 124
B 126
C 120
D 122
É 118

Respostas

respondido por: poty
28

Vamos achar o múltiplo comum às três caixas

MMC(5,6,8) = 2³ . 3 . 5 = 8 . 15 = 120 caixas empilhadas

Mas , como restam sempre 2 caixas fora das pilhas, temos:

120 + 2 = 122 caixas é o menor número de caixas que deverá ser empilhado <---- opção D


eddores: Uma pergunta mal formulada pois a questão condiciona "Em um deposito há um determinado numero de caixas que DEVERÃO ser empilhadas, de modo que cada pilha tenha o mesmo numero de caixas." sempre restarão 2 caixas, no final ela torna a dar novamente uma condição "O menor numero de caixas que DEVERÃO ser empilhadas...", ou seja, 2 caixa não poderão ser empilhadas pois vão sempre restar, assim podemos concluir que o menor numero de caixas que podem ser "empilhadas" é 120, dada pela opção C.
eddores: Sua resposta esta correta, e realmente bate com o gabarito da Vunesp, porem fica acima minha interpretação com relação ao texto da questão. critica a questão e não a solução que foi apresentada.
poty: Penso assim,eddores: Se tivessem 120 caixas ao fazer pilhas de 5, 6 ou 8 , não sobraria nenhuma. Se sobram sempre 2 caixas é porque ,na realidade , tem 122 caixas no depósito. Acho que a pergunta do problema deveria ser:"Quantas caixas tem no depósito?" Sendo assim,estou de acordo com a sua análise.
respondido por: JulioHenriqueLC
16

A alternativa correta é a letra D 122 .

De acordo com a questão caso as caixas sejam empilhadas de forma que cada pilha possua 5,6 ou 8 caixas ainda restarão 2 caixas fora das pilhas.

Nessas condições, tem-se que o número mínimo de caixas que estão sendo empilhadas pode ser dado pelo mínimo múltiplo comum desses número somados as 2 caixas que sempre sobram, logo:

MMC(5,6,8) = 120

Logo tem-se que existem 120 caixas empilhadas e as 2 que sobram, logo a soma dessas caixas dará o número mínimo total de caixas, sendo assim:

120 caixas + 2 caixas = 122 caixas.

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

Perguntas similares