1) Algumas algas têm pequenas vesículas cheias de ar que lhe conferem uma ótima adaptação para a flutuação. Como as vesículas cheias de ar possibilitam a flutuação das algas? Se as vesículas fossem cheias de água, as algas flutuariam? Explique.
2) A adaptação das algas mostradas na questão anterior tem alguma relação com o funcionamento de um submarino? Explique.
3) Em que situação as fossas sépticas são construídas? Cite um tipo de fossa e explique como funciona.
Me ajudem por favor valendo ponto
Respostas
Olá!
1) O aerocisto é a estrutura constituída por uma vesícula de material parenquimatoso, cheio de ar ou outros gases, destinado a aumentar a flotação de um organismo, como é o caso de algumas algas.
A composição do gás mantido nos pneumatocistos varia de acordo com o estado fisiológico das algas e a pressão parcial dos vários gases no ambiente circundante, podem conter O₂, CO₂, N₂ e CO.
Se as vesículas fossem cheias de água, as algas não flutuariam, A flutuabilidade está relacionada à densidade de um corpo e à densidade do líquido onde está, as vesículas devem conter ar porque sua densidade é menor que a da água, permitindo que as algas flutuem.
3-) Uma fossas séptica é um tanque para o tratamento primário de águas residuais. Nele, realiza-se a separação e a transformação físico-química da matéria orgânica contida nestas águas. Elas são construidas em áreas rurais ou em lugares isolados, onde não existe um sistema de esgoto.
Os sólidos pesados se depositam no fundo, formando uma camada de lama. Graxa mais leve, óleos e sólidos podem flutuar até a superfície, criando uma camada de sujeira. A área entre as duas camadas é preenchida e pode fluir para a saída do sistema de drenagem.
Dentro do poço, microorganismos anaeróbios se alimentam dos sólidos na lama e nas águas residuais, quebrando seu volume.