Respostas
Racismo no Brasil – Como combater esse mal no século XXI?
Segundo a mitologia grega, a raça negra surgiu após um erro do filho de Zeus, Apolo, onde esse ao transportar o sol se aproximou muito da terra, mais precisamente do continente africano, e com isso elevou o grau de cor de pele daquelas pessoas. Ocorrido ou não esse fato é evidente que o preconceito racial é um dos grandes problemas enfrentados por judeus, muçulmanos, asiáticos e principalmente os negros, onde muitas vezes são retratados por caricaturas ou comparados a primatas. Esses problemas podem acarretar danos – físico e psicológico – fazendo com que torne necessário a adoção de medidas para que o respeito seja garantido a todos.
Muitos são os casos de preconceito racial no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 4 anos foram registradas mais de 1.500 denúncias, cerca de 4 casos por dia, onde nem mesmo astros e celebridades da mídia são poupados do desrespeito. Foi o caso do jogador de futebol da seleção brasileira que foi chamado de macaco por uma das torcedoras durante uma partida de futebol, ou mesmo o caso do ator da rede globo que foi espancado até a morte por ter sido confundido com um assaltante.
Além da violência física, a violência verbal muitas vezes é responsável por inúmeros casos de depressão e suicídio, fatores muito frequentes na sociedade atualmente, principalmente entre os jovens. Com o intenso fluxo das redes sociais e seu alto teor de proteção ao usuário, muitas vezes esses crimes geram consequências gravíssimas e o autor nem se quer é identificado.
Portanto, sabe-se que, assim como a escravidão é necessário abolir essa prática, logo, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com professores e ONG’s precisa realizar debates, palestras e seminários em instituições de ensino, principalmente de nível fundamental, conscientizando sobre as consequências do ato e despertando a importância do respeito que deve haver uns com os outros. É também essencial a mudança nos materiais didáticos para a realidade do país, que tem em sua maioria a população negra, e nos recursos pedagógicos disponíveis essa parcela é pouco representada. Entretanto, é necessário que o Governo em parceria com a policia civil aumente a eficácia no combate ao racismo, ampliando os rastreamentos nas redes sociais com a ajuda de aplicativos e sites de monitoramento , além de divulgar, com o apoio da mídia, ouvidorias para denúncia e esclarecimento sobre os direitos que devem ser estabelecidos. Com isso, torna-se palpável o objetivo para adoção da pluralidade e abolição do singular.
Fonte: ENEM Estuda