Partindo da premissa que representatividade significa aquele que se faz representar, veja a questão das tendências da representatividade política no Brasil e no mundo, sob a ótica de Viana (2015):
A crise da representação política tem sido caracterizada como um fenômeno mundial, colocando em dúvida a legitimidade dos partidos políticos, enquanto agentes de representação de interesses, em corresponder efetivamente às demandas societárias. Num contexto marcado pela emergência de novas formas alternativas de participação política, além de mudanças estruturais nas economias capitalistas, o aumento do descrédito dos cidadãos para com as instituições representativas se tornou uma realidade não apenas em Estados periféricos (VIANA, 2015).
Fonte: VIANA, João Paulo. Sobre a crise da representação política. Estadão – Portal do Estado de São Paulo. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2018.
Analis
Respostas
respondido por:
3
Oi, amigo(a)!
Os termos que preenchem as lacunas acima são:
sociedade - as pessoas que participam de todo o processo eleitoral, ou seja, os cidadãos. No Brasil, os cidadãos são os principais atores do processo Democrático de Direito.
agremiações políticas - são entidades representativas que atuam em uma Democracia. Nesta lógica, os elementos políticos (agentes partidários) compartilham as ideologias dos seus partidos com os seus potenciais eleitores.
local - faz referência aos não somente aos acontecimentos próximos ao cidadão, mas também os que acontecem em outras dimensões (federal ou estadual).
Gabarito:
"sociedade – agremiações políticas – local".
Espero ter contribuído.
respondido por:
2
sociedade – agremiações políticas – local. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás