• Matéria: História
  • Autor: jorenilsonlopes
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o excerto a seguir.

“A brincadeira que há anos entretém crianças e adultos no subúrbio e nas comunidades do Rio ganhou título sério e virou patrimônio cultural, histórico e imaterial do estado. De autoria do deputado Paulo Ramos (sem partido), a lei que torna a prática de origem oriental de empinar pipas um bem do Rio de Janeiro foi sancionada na última quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. A diversão resiste à era dos celulares e ainda movimenta os fins de semana em muitos cantos do Rio”.

SODRÉ, L. Brincadeira com jeito carioca, pipa vira patrimônio cultural, histórico e imaterial do Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 04 mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 22/03/2018.

Considerando que o patrimônio cultural é um importante mecanismo político e social de reconhecimento e proteção de elementos culturais, podemos afirmar que:

a.
Apenas a popularidade de um monumento ou de um costume compõe razão suficiente para que o governo possa considerá-los como relevantes na composição do patrimônio cultural. A escolha, portanto, deve obdeder exclusivamente a critérios políticos e partidários.

b.
O tombamento de uma atividade, transformada em patrimônio cultural, deixou de ser um ato de reconhecimento oficial do Estado após a criação do IPHAN. Tal prática limitou-se apenas a homenagear algumas das tradições culturais que resumem o Brasil.

c.
Um patrimônio cultural é escolhido por meio de votação popular. São os representantes da comunidade que decidem quais objetos, monumentos e práticas devem ser preservados de acordo com os benefícios econômicos que trazem.

d.
A escolha do que deve ser considerado um patrimônio cultural tem por objetivo proteger e valorizar aquilo que é culturalmente significativo para um grupo social ou comunidade. Ou seja, aquilo que evoca o sentimento de pertencimento e identidade.

e.
São extremamente rígidos os critérios de avaliação de um patrimônio cultural. São levados em conta apenas a importância econômica e política dos elementos escolhidos, pois são esses critérios que representam o país internacionalmente.

Respostas

respondido por: flaviasouza16
30
letra (D) pois como no enunciado diz : "“A brincadeira que há anos entretém crianças e adultos no subúrbio e nas comunidades do Rio ganhou título sério e virou patrimônio cultural, histórico e imaterial do estado". Que de fato é, culturalmente significativo.

jorenilsonlopes: Obrigado Flaviasouza16, você é muito inteligente. Admiro pessoas assim
flaviasouza16: rsrsrs
flaviasouza16: so em humanas mesmo
northonoppipa: Resposta correta! Excelente!
respondido por: thaynnaba
6

No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: d.  

A escolha do que deve ser considerado um patrimônio cultural tem por objetivo proteger e valorizar aquilo que é culturalmente significativo para um grupo social ou comunidade. Ou seja, aquilo que evoca o sentimento de pertencimento e identidade.

Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a questões relacionadas as brincadeiras.

Importante notar que tais brincadeiras são de suma importância para a formação da identidade da criança através do lúdico.

Assim, deverá ser continuamente estimulada.

espero ter ajudado!

Perguntas similares