A Constituição mexicana teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira Constituição a tratar da reforma agrária. Foi promulgada em 1917 e é considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, pois proclamou, com pioneirismo, os direitos do trabalhador, precedendo até mesmo a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Com relação aos avanços obtidos por esse documento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Respostas
As afirmativas são:
( ) A livre comunicação dos pensamentos e opiniões, pois todo o cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente.
( ) A expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e dos ejidos.
( ) A fixação das relações entre capital e trabalho, como a jornada de 8 horas, regulamentação do trabalho do menor e da mulher, salários iguais para tarefas iguais.
( ) A liberdade para expor suas opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
( ) O direito de greve, organização sindical, justiça do trabalho para arbitrar os conflitos entre o capital e o trabalho.
São verdadeiras as afirmativas II, III e V.
Baseada em ideais nacionalistas e revolucionários, a Constituição Mexicana visava resolver o sério problema da divisão fundiária desigual do país, de modo a distribuir terras aos que dela necessitavam, criava uma série de proteções sociais aos trabalhadores urbanos (um dos grupos protagonistas do processo revolucionário mexicano) e lhes concedia a autonomia política dentro dos limites legais, podendo organizar greves e sindicatos.
Ela, contudo, não dava liberdade política para agir contra o governo, de modo que os dissidentes da revolução eram silenciados.
Resposta: F - V - V - F - V
Explicação:
(F) A livre comunicação dos pensamentos e opiniões, pois todo o cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente.
(V) A expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e dos ejidos.
(V) A fixação das relações entre capital e trabalho, como a jornada de 8 horas, regulamentação do trabalho do menor e da mulher, salários iguais para tarefas iguais.
(F) A liberdade para expor suas opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
(V) O direito de greve, organização sindical, justiça do trabalho para arbitrar os conflitos entre o capital e o trabalho.