• Matéria: Português
  • Autor: nayaraplotegher14
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia atentamente os provérbios populares: I - Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. II - Quando um não quer, dois não brigam. III - Para um bom entendedor, meia palavra basta. IV - Pimenta nos olhos dos outros é refresco. V - Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O processo de leitura exige determinados conhecimentos culturais para que se realize uma interpretação coerente, além disso, é necessário observar as entrelinhas, ou seja, ser capaz de ver o que não está escrito, mas que contribui para a significação. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação INCORRETA para um dos provérbios populares destacados anteriormente: a. Um bom entendedor compreende uma informação ou uma situação facilmente, sem explicações longas e complexas. b. O provérbio evidencia que é necessário valorizarmos o que já possuímos, pois a ambição por “mais” poderá acarretar na perda de tudo, ou na conquista de nenhum. c. A insistência pode promover resultados ao longo do tempo. d. Os problemas que acontecem com as outras pessoas são facilmente resolvidos, pois são simples como produção de um refresco. e. Uma situação de conflito só ocorre quando os dois envolvidos desejam a briga.

Respostas

respondido por: jalves26
37

Alternativa D.

O sentido do provérbio "Pimenta nos olhos dos outros é refresco" é o de que a dor do outro provoca menos sofrimento em nós. Quando algo ruim acontece com outra pessoa, nós encaramos de forma mais fácil do que se fosse conosco. A "pimenta" para o outro é "refresco" para mim.


Todos os outros provérbios encontram explicações corretas nos outros itens.

I - Mais vale um pássaro na mão do que dois voando = o provérbio evidencia que é necessário valorizarmos o que já possuímos, pois a ambição por “mais” poderá acarretar na perda de tudo, ou na conquista de nenhum.

II - Quando um não quer, dois não brigam = Uma situação de conflito só ocorre quando os dois envolvidos desejam a briga.

III - Para um bom entendedor, meia palavra basta = Um bom entendedor compreende uma informação ou uma situação facilmente, sem explicações longas e complexas.

V - Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura = A insistência pode promover resultados ao longo do tempo.

Perguntas similares