A) O poema épico de Virgílio associa a origem de Roma às ações de um herói troiano. Dessa forma, ele criava uma espécie de legitimidade quase mitológica para origem da cidade, O que poderia justificar seu destino grandioso no período. Elabore uma hipótese para explicar por que era um Troiano que simbolizava essa grandiosidade
B)na Narrativa de Virgílio, pode-se dizer que a fundação de Roma foi uma função puramente humana Desprovida de qualquer participação divina?
C)É possível comparar a narrativa de Virgílio com a explicação dos historiadores para a fundação de Roma? Elas explicam esse processo da mesma maneira?
Respostas
A - Na Ilíada, poema épico que é fundador da identidade grega, os gregos combatem os valentes troianos em uma disputa justa, de dois povos magnânimos. Apontar que os romanos descendem de um troiano é, ao mesmo tempo, mostrar a sua diferença dos gregos e mostrar que são descendentes de um povo antigo, nobre e heroico.
B - Na Eneida (narrativa de Virgílio sobre as origens de Roma) Rômulo e Remo (os fundadores de Roma) são filhos do deus da guerra, Marte, de modo que podemos dizer que não é uma história puramente humana, contando sim com elementos sobrenaturais.
C - Há algumas semelhanças entre as duas narrativas, e os historiadores antigos buscavam desvendar o que havia de fato por trás da mitologia sobre a fundação de Roma. O processo não é explicado da mesma maneira, mas em ambos se fala, por exemplo, da fundação da cidade por descendentes de outros povos e que há traços de verdade na história do Rômulo do mito.