• Matéria: Química
  • Autor: mariasouza29
  • Perguntado 7 anos atrás

conclusão grande sobre os modelos de dalton , thomson , bohr , Rutherford ?

Respostas

respondido por: Heisenberg420
1

O primeiro argumento convincente em favor dos átomos foi apresentado em 1807, pelo professor da escola elementar e químico inglês John Dalton. Ele mediu muitas vezes a razão entre as massas dos elementos que se combinam para formar as substâncias a que chamamos de compostos e verificou que as razoes possuíam uma tendência.

Oque levou Dalton a desenvolver sua hipótese atômica:

1 Todos os átomos de um elemento são idênticos

2 Os átomos de elementos diferentes possuem massa diferentes.

3 Um composto utiliza uma combinação especifica de átomos de mais de um elemento.

4 Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos, porém trocam de parceiros para produzir novas substancias

O experimento de J.J. Thomson sugeria que os elétrons situavam-se numa parte do átomo que apresentava carga positiva.

Desse modo, o átomo de Thomson teria o aspecto de ameixas em um pudim. Por esse motivo, o seu modelo, que surgiu por volta de 1898, ficou conhecido como o “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.

O cientista inglês Thomson acreditava que a carga do átomo era nula. Isso porque o átomo era composto por cargas positivas e negativas que se anulavam pelo fato de o número de ambas as cargas ser igual.

Para explicar os erros do modelo anterior, Bohr sugeriu que o átomo possui energia quantizada. Cada elétron só pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele é quantizada.

O modelo de Bohr representa os níveis de energia. Cada elétron possui a sua energia. É comparado às orbitas dos planetas do Sistema Solar, onde cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas.  

As leis da física clássica não se enquadram neste modelo. Quando um elétron salta de um nível menor para um nível mais elevado, ele absorve energia, e quando ele retorna para um nível menor, o elétron emite uma radiação em forma de luz.

Ernest Rutherford, concluiu que o átomo não era uma esfera positiva com elétrons mergulhados nesta esfera. Concluiu que:

- o átomo é um enorme vazio;

- o átomo tem um núcleo muito pequeno;

- o átomo tem núcleo positivo (+), já que partículas alfa desviavam algumas vezes;

- os elétrons estão ao redor do núcleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas



Perguntas similares