• Matéria: Filosofia
  • Autor: ubiratanmalta
  • Perguntado 7 anos atrás

É fundamental que se entenda todos os aspectos referentes à sexualidade, antes de construir um conceito acerca da ética e da sexualidade. Para iniciar, vamos discutir sobre identidade e gênero. Nesse sentido, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.


Vazbra: Cadê as alternativas?

Respostas

respondido por: Matheusieti
28

Você esqueceu as alternativas.

a.  

Identidade é uma construção social e cultural, e, portanto, mutável e que sua construção se dá por meio da diferença e não fora dela, ou seja, toda identidade tem necessidade daquilo que lhe “falta”.

b.  

Identidade significa o ponto de encontro, o ponto de sutura, entre, por um lado, os discursos e práticas que tentam nos “interpelar”, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e, por outro lado, os processos que produzem subjetividades, que constroem como sujeitos aos quais se pode “falar”.

c.  

O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.

d.  

O conceito de gênero que pretendo enfatizar está ligado diretamente à história do movimento feminista contemporâneo constituinte desse movimento, ele está implicado linguística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo.

e.  

É necessário pensar o gênero de modo plural, levando-se em conta que as representações de homem e mulher são diversas. É fundamental levar em conta que as concepções de gênero diferem não apenas entre as sociedades e momentos históricos, mas no interior de uma dada sociedade, ao consideramos os diversos grupos – étnicos, religiosos, raciais, de classe – que a constituem.

Agora podemos:

A alternativa E é incorreta.

Atualmente, apesar da evolução da sociedade, nós ainda somos regidos por valores que procedem de outras gerações, geralmente por dogmas e doutrinas religiosas que acabam diretamente vinculadas ao papel do cidadão como ser social. 

Deste modo, é possível notar que existe um preconceito enorme, ainda no século XXI contra os indivíduos que optam por outro gênero, fato este que se dá através do conservadorismo, que na maioria das vezes é prejudicial para a sociedade pois obriga esses indivíduos a ter uma postura de inferioridade, onde em diversos casos omitem sua posição sexual. 

Por fim, essa é uma questão que merece um diálogo profundo, e, diversas pesquisas, então, posso deixar aqui alguns tópicos interessantes para possíveis diálogos: 

- A posição do homossexual e da mulher na sociedade masculina

- A violência contra homossexuais nos dias de hoje; 

- As políticas LGBT e a inclusão da mulher trans no mercado de trabalho e na universidade. 

Sobre desigualdade de gênero:

https://brainly.com.br/tarefa/13872735

Anexos:
respondido por: wtcostaflp
6

Resposta:

a resposta do meu colega acima está errada, acabei de fazer e a resposta certa é esta.

c) O entendimento de que existe uma separação entre sexo e gênero tem norteado a ideia de que o sexo é socialmente construído e gênero é natural, ou seja, biológico.

Explicação:

Perguntas similares