• Matéria: Matemática
  • Autor: Delta2delta
  • Perguntado 8 anos atrás

Na figura abaixo, ABCD é um trapézio com base AB e CD medindo 30 cm e 18 cm respectivamente. Os pontos E e F estão nos lados AD e BC de ABCD, respectivamente, sendo que EF é paralelo a AB e DE =5.AE. Os pontos Ge H estão no lado AB de ABCD, sendo que os segmentos de reta DG e CH são perpendiculares a AB. Os pontos I e J são os pontos de interseção de DG e CH com EF, respectivamente. 1) Mostre que EI = 5/6 AG 2) Mostre que CF = 5.BF 3) Calcule a medida do segmento de reta EF.

Respostas

respondido por: Tehenof
2

1. Como EF é paralelo a AB, e DG e CH são perpendiculares a AB então GHIJ é um retângulo e, portanto, \widehat{DIE}=\widehat{AGD}=90^\circ. Como EF é paralelo a AB, então \widehat{DEI}=\widehat{DAG}. Como \widehat{DIE}=\widehat{AGD} e \widehat{DEI}=\widehat{DAG}, então os triângulos DIE e DGA são semelhantes, pelo caso de semelhança AA. Como DIE e DGA são semelhantes, então \dfrac{EI}{AG}=\dfrac{DE}{AD}. Como DE=5\cdot AE, então AD=AE+DE=6\cdot AE. Como \dfrac{EI}{AG}=\dfrac{DE}{AD}, DE=5\cdot AE e AD=6\cdot AE, então EI=\dfrac{5}{6}\cdot AG.

2. Como as retas AB, EF e CD são paralelas, pelo Teorema de Tales, \dfrac{C}{BF}=\dfrac{DE}{AE}=5 e, logo, CF=5\cdot BF.

3. Como, pelo item (b), CF=5\cdot BF, usando o mesmo raciocínio do item (a), mostra-se que FJ=\dfrac{5}{6}\cdot BH. Como GHIJ é um retângulo (conforme observado no item (a)), então IJ=GH. Como EF é paralelo a CD, e DG e CH são perpendiculares a CD, então DIJC é um retângulo e, logo, IJ=CD=18. Como IJ=GH e IJ=18, então IJ=GH=18. Como EI=\dfrac{5}{6}\cdot AG (pelo item (a)), FJ=\dfrac{5}{6}\cdot BH, IJ=18 e EF=EI+IJ+FJ, então EF=18+\dfrac{5}{6}\cdot(AG+BH). Como GH=18 e AG+GH+BH=AB=30, então AG+BH=12. Como EF=18+\dfrac{5}{6}\cdot(AG+BH) e AG+BH=12, então EF=28 cm.


Delta2delta: Obrigado!!! Eu tinha conseguido resolver e realmente bateu o resultado. Muito agradecido.
respondido por: andre19santos
2

A figura está em anexo.

1) Note que o triângulo EID é semelhante ao triângulo AGD pois seus ângulos internos são iguais. Desta forma, o lado EI é proporcional ao lado AG da mesma forma que o lado DE é proporcional ao lado DA. Pelo enunciado, DE = 5.AE, então DA = 6.AE podemos escrever:

EI/AG = DE/DA

EI/AG = 5.AE/6.AE

EI/AG = 5/6

EI = (5/6).AG

 

2) Pelo teorema de Tales, a regra de proporção é bem parecido com a semelhança de triângulos.  O lado CF é proporcional ao lado FB da mesma forma que o lado DE é proporcional ao lado AE. Assim, teremos

CF/DE = BF/AE

CF/5.AE = BF/AE

Multiplicando ambos os lados por AE, temos:

CF/5 = BF

CF = 5.BF

3) EF pode ser escrito como a soma de EI + IJ + JF, sendo IJ = CD = 18 cm. O segmento AB, paralelo a EF, pode ser escrito como a soma de AG + GH + HB, sendo GH = 18 cm. Se GH = 18 e  AB = 30, então AG + HB = 12. Pelo item B, CF = 5.BF, então se aplicarmos o Teorema de Tales, veremos que JF = (5/6)HB. Sendo EI = (5/6)AG e JF = (5/6)HB, temos:

EF = (5/6)AG + 18 + (5/6)HB

EF = 18 + (5/6)(AG + HB)

EF = 18 + (5/6)*12

EF = 28 cm

Anexos:

Delta2delta: Obrigado!!! Eu tinha conseguido resolver e realmente bateu o resultado. Muito agradecido.
Perguntas similares