Respostas
respondido por:
1
A emigração européia do século XIX e início do XX tem, portanto, características que a distinguem de movimentos migratórios anteriores: está ligada ao progresso econômico dos novos continentes e às transformações também econômicas e populacionais do Velho Mundo. Foi também a válvula de escape dos países industrializados, permitindo o desenvolvimento, sem afetar o crescimento demográfico.
A Emigração moderna, chamada de “grande emigração”, que ocorreu a partir da segunda metade do século XIX, oriunda principalmente do continente europeu e orientada para o Novo Mundo.
- EXEMPLO DE PORTUGAL:
O estabelecimento da Corte portuguesa no Brasil, e a posterior independência deste país (1822), não diminuem o caudal de emigrantes.
No último quartel deste século ocorre uma verdadeira debandada do país que se prolonga até 1930. Estes emigrantes dirigem-se para o Brasil, EUA, Argentina, Uruguai, Guiana Inglesa, Oceania, ilhas do Hawai, etc.
A emigração para a Europa, dirige-se sobretudo para Espanha (agricultura, minas e pescas), mas também para a França a partir do fim do século.
O incremento da colonização de África faz igualmente disparar o números de emigrantes que se instalam nos planaltos de Angola, Moçambique, etc. Trata-se de uma emigração repleta de perigos, pelo que o Estado frequentemente recorre a emigrantes " à força" (degradados, vadios, ciganos, orfãos, etc), pratica corrente até ao século XIX.
ducfjcr:
Obrigada!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás