Atividade 3 Sobre o financiamento da educação no Brasil, analise cada item a seguir em (C) certo ou (E) errado: a)_(__) Durante o Período Colonial (1500 – 1822), Portugal efetuou grandes investimentos no sistema educacional que se organizava no Brasil. Com esses recursos, as ordens religiosas como a jesuítica, a dos beneditinos e a dos carmelitas puderam construir escolas em várias regiões do País. b)_(__) Durante o Período Imperial (1822 – 1889) as escolas primárias (ensino fundamental) e de ensino médio eram financiadas pelo Governo central, sendo que as províncias (estados) e municípios não precisavam fazer investimentos para a sua construção e manutenção. c)_(__) A proposta de criação de vinculação de recursos à Educação já era discutida no País em 1921, quando foi realizada a Conferência Interestadual do Ensino Primário, no Rio de Janeiro. Propunha-
Respostas
Olá!!
Vamos as respostas:
a) Durante o Período Colonial (1500 – 1822), Portugal efetuou grandes investimentos no sistema educacional que se organizava no Brasil. Com esses recursos, as ordens religiosas como a jesuítica, a dos beneditinos e a dos carmelitas puderam construir escolas em várias regiões do País.
R: Essa informação está incorreta, pois desde o ano de 1759 que as aulas que os jesuítas lecionavam foram trocadas para as chamadas aulas régias, em que apenas docentes do governo poderiam ensinar.
b) Durante o Período Imperial (1822 – 1889) as escolas primárias (ensino fundamental) e de ensino médio eram financiadas pelo Governo central, sendo que as províncias (estados) e municípios não precisavam fazer investimentos para a sua construção e manutenção.
R: Essa informação está correta, pois foi no ano de 1759 foi quando o governo fez uma transformação na metodologia do ensino brasileiro, tirando os jesuítas do cargo de lecionar, para colocar professores regulados pelo Estado. Ainda assim esse financiamento não foi divido igualmente pela nação, por isso que até hoje vemos a diferença entre algumas regiões.
c) A proposta de criação de vinculação de recursos à Educação já era discutida no País em 1921, quando foi realizada a Conferência Interestadual do Ensino Primário, no Rio de Janeiro. Propunha-se que os estados que aderissem ao sistema de financiamento da educação aplicassem, pelo menos, 10% de sua receita.
R: Essa informação também está correta, pois foi nessa Conferência que ficou projetado o processo de democratização do acesso ao ensino para todos os municipios que possuíam instituições de ensino.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!