8. Costuma-se dizer que para o ser humano o “único problema que não tem solução é a morte”. De fato, a morte tem sido para muitos a rainha dos terrores e o rei dos medos para a grande parte das pessoas. Por isto, a morte, ou a vida pós-morte, tem recebido diferente e especial tratamento pelas diferentes religiões, visando assegurar algum grau de conhecimento sobre o assunto e consequentemente também alguma dose de consolo. O Judaísmo e o Islamismo também possuem suas crenças e posições a respeito da morte ou da vida após a morte.
Leia os enunciados abaixo e em seguida responda ao que é proposto.
I. No ensino islâmico, a crença é que a alma do fiel vai, após a sua morte, a um paraíso desfrutar e contemplar o rosto de Alá.
II. Para o Judaísmo, a morte inicia um novo estágio do ciclo da vida e que culminará com a reencarnação celestial.
III. As almas dos mártires, segundo crença do Islamismo, vão de forma direta ao paraíso, não necessitando passar pelo juízo final.
IV. Para a doutrina judaica, o corpo deve ser enterrado o mais rápido possível depois da morte, e a cremação não é permitida.
V. A crença num julgamento final após a morte é necessária, segundo a doutrina islâmica, para que o ser humano assuma maior responsabilidade nos seus atos.
É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
apenas II e V.
apenas I, II, III e V.
apenas I, III, IV e V.
apenas I e IV.
apenas III e V.
Respostas
respondido por:
5
Olá!
I, III, IV e V estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que no judaísmo, a reencarnação não é um conceito cultuado.
Para ser mais exato, na cultura judaica, a alma passa por vários estágios até que ela se desligue do mundo humano, onde podemos destacar: A morte; 2 meses logo após a morte; 3 dias após a morte; Uma semana; 3 meses até chegar em um ano após a morte.
Vale ressaltar que no Judaísmo existe um paraíso onde as pessoas boas recebem recompensas e as ruins são punidas, precisando ser purificada.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás