a categoria gênero vai ser desenvolvida pelas teóricas do feminismo contemporâneo sob a perspectiva de compreender e responder, dentro de parâmetros científicos, a situação de desigualdade entre os sexos e como esta situação opera na realidade e interfere no conjunto das relações sociais.? tenho só um pouco de desespero por favor!
Respostas
A questão está incompleta. Eis o restante:
Varikas (1989) afirma que ao tomar emprestado o termo da gramática e da linguagem, as feministas postularam a necessidade de superar o sexo biológico, mais ou menos dado pela natureza, do sexo social, produto de uma construção social permanente, que forma em cada sociedade humana, a organização das relações entre os homens e as mulheres. A noção de gênero adquire um duplo caráter epistemológico, de um lado, funciona como categoria descritiva da realidade social, que concede uma nova visibilidade para as mulheres, referindo-se a diversas formas de discriminação e opressão, tão simbólicos quanto materiais, e de outro, como categoria analítica, como um novo esquema de leitura dos fenômenos sociais.
A principal importância desta abordagem é que além de ser um conceito que tenta desconstruir a relação entre as mulheres e a natureza é como nos diz Suárez (2000) um conceito acionado para distinguir e descrever categorias sociais (uso empírico) e para explicar as relações que se estabelecem entre elas (uso analítico).
CARLOTO, C. M. O conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.
A importância do “gênero” como categoria de análise da sociedade, é importante porque:
Alternativas:
Escolha uma:
a. Possibilita compreender como o poder masculino tem subordinado as mulheres ao longo dos anos e construir indicadores para análise e encaminhamento de políticas públicas que promovam a emancipação feminina.
b. Desarticula imediatamente toda a rede de violência urbana a partir da definição do papel da mulher e do homem, criando, assim, uma sociedade mais harmônica e socialmente mais justa e sem conflitos de gênero.
c. Contribui somente para a elaboração de políticas setoriais que mantenham a dominação masculina e as relações desiguais de gênero.
d. Integra diversas políticas públicas no intuito de dar andamento às demandas sociais sem entrar na polêmica da desigualdade entre homem e mulher, porque todos são iguais perante a lei e a mulher não pode ter privilégios.
e. Desenvolve espaços de participação popular destinados à discussão coletiva sobre o direito à creche, no que diz respeito às vagas para os filhos de mulheres que trabalham, mas não para os filhos daquelas mães que não trabalham.
A resposta:
A é verdadeira, pois ao compreender as diferenças entre os gêneros é possível compreender como os mecanismos sociais de exclusão da mulher são construídos e como podemos reorganizá-los para superar esta situação.
B é falsa, pois o conhecimento, sozinho, não modifica a realidade, mas permite que trabalhemos criticamente para mudá-la.
C é falsa, pois o objetivo é justamente o contrário.
D é falsa, pois ao demonstrar um tratamento diferente o emprego do conceito de gênero obviamente irá entrar na "polêmica" da desigualdade.
E é falsa, pois o objetivo é a expansão do direito para todas as mulheres.